Respostas
Resposta:
1- Por que formar ligações químicas? é que os átomos estão tentando alcançar o estado mais estável (menor energia) possível. Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência).
2- Ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, agregados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na natureza existem por volta de uma centena de elementos químicos.
3- a) ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Nas ligações covalentes, os elétrons ficam simultaneamente entre os átomos.
b) Na ligação iônica, os elétrons são transferidos de um átomo para outro. As ligações iônicas são interações fortes (eletrostáticas) e formam retículos cristalinos. Esses retículos apresentam as seguintes características: O cloreto de sódio, quando dissolvido em água, origina os íons: o cátion Na+ e o ânion Cl-.
c) A ligação metálica é a que se estabelece entre os metais. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions.
4- exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
exemplo de ligações iônicas: Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha) Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio) Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio).
exemplos das ligas metálicas: Aço Comum: liga metálica muito resistente composta de ferro (Fe) e carbono (C), utilizada nas construções de pontes, fogão, geladeira, dentre outras. Aço Inoxidável: composta de ferro (Fe), carbono (C), cromo (Cr) e níquel (Ni).