Quais diferenças se observam entre a política migratória de Barack Obama e a promovida por Donald Trump?
Respostas
Entenda as diferenças entre as políticas de imigração de Donald Trump e Barack Obama
Tiago Tiago
2 anos atrás
Donald Trump (E) e Barack Obama. (Foto: Reprodução)
Defensores do governo Trump têm afirmado, dentro e fora dos Estados Unidos, que a separação de famílias de imigrantes acontecia já no governo de Barack Obama (janeiro de 2009-janeiro de 2017). Mas a verdade é que o cenário da época era diferente. Entenda o porquê:
Como era a política de Obama em relação a imigrantes em documentos?
Barack Obama, como seu antecessor republicano George W. Bush, mantinha uma política rigorosa em relação a estrangeiros que atravessavam a fronteira sul dos Estados Unidos sem visto de entrada e permanência. Ele chegou a ser chamado de “deportador-em-chefe” devido ao número de imigrantes mandados de volta para seus países, que chegou ao pico de 240.255 pessoas em 2016, seu último ano no poder.
No entanto, Obama não mantinha uma política deliberada de separação de famílias de imigrantes. Menores de idade e adultos que eram detidos juntos na fronteira só eram separados quando havia suspeita de tráfico de crianças e quando os adultos tinham antecedentes criminais ou eram reincidentes na imigração ilegal. Nesses casos, os adultos eram processados criminalmente e enviados a presídios federais. Como menores não podem ser confinados em penitenciárias, eles, tal como acontece hoje, eram enviados para abrigos do Escritório de Instalação de Refugiados (ORR, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos.