02-- Tomando como base o mesmo texto, assinale a alternativa que identifica a característica que aproxima essa reportagem do discurso literário.
a) A transformação do atleta real, Joaquim Cruz, em herói, uma espécie de protetor de desvalidos.
b) O uso frequente de metáforas e imagens como, por exemplo, “andar de cima/andar de baixo”, “primeira namorada”.
c) O conflito existente entre o passado de miséria e o presente de riqueza e fama.
d) O jogo temporal entre presente e passado, visando a mostrar a vida como surpreendente.
e) A atitude do narrador que toma o partido do protagonista e mostra nos adjetivos e nas comparações o quanto Joaquim Cruz é diferente dos atletas em geral.
TEXTO: Apesar de morar nos Estados Unidos há dezessete anos, ser casado com uma americana e ter dois filhos nascidos em San Diego, Califórnia, Joaquim Cruz preserva o cordão umbilical com o seu Brasil. Não com o andar de cima de Brasília, às voltas com grampos e contas misteriosas no exterior, mas com o andar de baixo da cidade-satélite de Taguatinga, onde seu pai, carpinteiro, foi tentar a vida nos anos 60, vindo do Piauí. Ali, a garotada cresce descalça ainda hoje. Joaquim está com 35 anos de idade, tem lugar cativo na história do esporte mundial, além de uma medalha de ouro olímpico (com quebra de recorde) e outra de prata na gaveta. Mas não esquece o quanto um par de tênis na hora certa, com o incentivo correto, pode tirar da rua um menino como o que ele foi. Ele se lembra do primeiro tênis Conga, que ganhou do técnico Luís Alberto de Oliveira, como muitos se lembram da primeira namorada.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Preciso da mesma resposta
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás