“As Universidades, como regra, ignoram o tema indígena em áreas de formação como o direito, por exemplo, formando operadores de direito que sequer tomaram conhecimento da existência de dispositivos constitucionais que versam sobre a matéria. Um país com a diversidade sociocultural do Brasil precisa de instituições de ensino superior que formem pessoas a partir da visão da diversidade. Instituições que contam com professores, cientistas, pesquisadores, interlocutores indígenas, mesmo em se tratando da educação formal de segmentos não indígenas da população. Isso é retirar os indígenas do lugar de objeto de pesquisa e levá-los ao lugar de produtores de conhecimento” (Coletânea Ética e Sociedade, p. 17).
Com base nessa premissa e com relação aos indígenas, entende-se como urgente a necessidade de uma educação descolonial. Isso significa que
I. não deve prevalecer, na Educação, a visão colonial e excludente que negligencia ou desqualifica o conhecimento indígena.
II. é preciso apostar nas escolas e universidades como espaços que permitam aos indígenas transmitir e compartilhar conhecimentos.
III. a Educação pode ser um real indutor do processo de descolonização, de modo a não mais abordar a temática indígena sob o manto do estereótipo.
IV. é preciso garantir a liberdade de expressão de todas as especificidades culturais de cada povo no âmbito dos processos pedagógicos.
É correto o que se afirma em
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
II e IV
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás