Quando falamos de biodiversidade, logo nos lembramos da floresta Amazônica, que possui em média 60% de todas as formas de vida do mundo. Mesmo com a tecnologia atual, somente 30% dessa biodiversidade é conhecida pelos cientistas. O termo biodiversidade, ou diversidade biológica, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural, as plantas, os animais e os microrganismos. Considerando o texto acima, qual dos seres vivos que fazem parte da biodiversidade amazônica representa um organismo unicelular, eucarionte, heterótrofo?
Respostas
Olá! O exercício traz um texto introdutório mas basicamente pergunta que ser vivo com as características citadas (unicelular, heterótrofo e eucarionte) está presente na biodiversidade amazônica.
Por essas características nós podemmos afimar que não se trata de alguma bactérias (pois são procariontes), nem de vírus (seres acelulares), nem de plantas ou animais (pois são organismos pluricelulares). Dessa forma, ficamos com os fungos e os protozoários.
Apesar de a maioria dos fungos serem pluricelulares, existem diversos que são unicelulares. Já os protozoários são todos unicelulares, não havendo exceção.
Portanto, o exercício quer provavelmente que citemos um protozoário presente na Floresta Amazônica, como os tripanossomas, as amebas e plasmódios.