1) Para onde vai a agua que cai da atmosfera?
2) O que são torrentes?
3) Explique como ocorre o assoreamento.
4) O que é drenagem?
5) Os desastres naturais de acordo com o texto da página 135, são resultantes de que
fatores?
6) Os deslizamentos em encostas são causados pela ação humana? Como a sociedade
pode ajudar a evita-los?
7) Que elementos da paisagem pode impedir as vocorocas? Justifique
8) O que é vocoroca?
Respostas
Resposta:
1)Parte é devolvida à atmosfera através da evaporação, parte infiltra-se no interior do solo, alimentando os lençóis freáticos.
2)Uma torrente é um curso de água com um caudal rápido e irregular, situado num terreno geralmente de forte inclinação. Depois de grandes chuvadas, as torrentes podem ter cheias (águas altas) súbitas e brutais (rápidas no tempo) e muito importantes (em volume).
3)Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.
4)Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos, sendo, possível, recorrer a motores como apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais (córregos) ou artificiais (de concreto simples, concreto armado ou gabião)
5)Partes desses desastres resulta de fenômenos naturais incontroláveis. Outra parte é potencializada pela degradação ambiental e por formas de utilização e ocupação do solo associadas a um modelo de desenvolvimento predador e perverso.
6)Sim, por causa da retirada das árvores que deixavam o solo resistente. Não desmatando
7)Pode se fazer uso de elementos da paisagem pode impedir as voçorocas, um deles e a vegetação, pois ao está estabelecida na vegetação ela vai atua na diminuição da erosão pluvial.
8)é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.