Respostas
Resposta:A “abertura dos portos às nações amigas” foi o momento onde o rei de Portugal autorizava os portos brasileiros a comerciarem diretamente com as nações amigas de Portugal sem a necessidade de que tal comercio seguisse o “pacto colonial”, onde as colônias só poderiam negociar com produtos com suas metrópoles, obrigando outros países a comercializarem com a metrópole para que seus produtos pudessem chegar a terras brasileiras.
As nações amigas seriam a Grã – Bretanha, que não apenas se responsabilizou pela vinda segura da família real ao Brasil naquele mesmo ano (1808) mas que tinham direito sobre o Brasil/Portugal visto que Portugal se encontrava em divida com a coroa britânica. Esse praticamente “exclusivo comercial” com ela seria um jeito da coroa portuguesa de paga-la
A relação com Napoleão se deve porque sem ele praticamente não haveria essa abertura.
A Inglaterra era inimiga da França. Onde estava Napoleão e seu exercito francês não havia comercio com ingleses. Como Napoleão tinha dominado boa parte da Europa, a Inglaterra apresentava muitas dificuldades comerciais com os países que ali se encontravam. Ao escoltarem a família real ao Brasil, conseguiram uma abertura para novos mercados: as colônias. Podiam destinar sua produção industrial ao Brasil e alguns outras colônias que fossem seguindo os mesmos passos do Brasil.
A abertura dos portos salvou a economia inglesa. rs
BONS estudos!!