Na faixa etária de 7 a 11 anos, as crianças passam por novas etapas de desenvolvimentos biológico, psicológico, social, motor e cognitivo. Analise as opções a seguir e marque a que apresenta informações relacionadas a essa fase do desenvolvimento infantil.
a)
Nessa fase, as crianças crescem mais lentamente, aproximadamente 3 centímetros por ano.
b)
Há um enxugamento cortical nos lobos temporal e frontal nessa etapa do desenvolvimento, o que está relacionado à melhora do desempenho na comunicação.
c)
Durante esse período, há um desenvolvimento do núcleo caudado, importante para o controle de movimentos, tônus muscular, atenção e emoção.
d)
Entre os 7 e os 11 anos, as crianças entram no estágio pré-operatório, segundo Jean Piaget.
e)
Crianças costumam chegar aos 11 anos com duas vezes mais o peso que tinham aos 7 anos.
Respostas
Resposta:
Durante esse período, há um desenvolvimento do núcleo caudado, importante para o controle de movimentos, tônus muscular, atenção e emoção.
Explicação:
As crianças entre 7 e 11 anos de idade costumam crescer 5 cm ou mais por ano. Nessa faixa etária, há um espessamento cortical nos lobos temporal e frontal, o que se relaciona a uma melhora na comunicação (a partir do incremento do vocabulário). Também ocorrem transformações de parte dos gânglios basais, os quais controlam o movimento e o tônus muscular. Segundo Piaget, esse período equivale ao estágio operatório concreto. Ao final desse período, as crianças atingem, aproximadamente, o dobro do que pesavam no seu início.
Resposta: E) Crianças costumam chegar aos 11 anos com duas vezes mais o peso que tinham aos 7 anos.
Explicação: As crianças entre 7 e 11 anos de idade costumam crescer 5 cm ou mais por ano. Nessa faixa etária, há um espessamento cortical nos lobos temporal e frontal, o que se relaciona a uma melhora na comunicação (a partir do incremento do vocabulário). Também ocorrem transformações de parte dos gânglios basais, os quais controlam o movimento e o tônus muscular. Segundo Piaget, esse período equivale ao estágio operatório concreto. Ao final desse período, as crianças atingem, aproximadamente, o dobro do que pesavam no seu início. Nesta fase as crianças aprimoram nas habilidades relacionadas aos conceitos espaciais, casualidade, categorização, raciocínio indutivo, conservação e números.