• Matéria: Geografia
  • Autor: 4548923739
  • Perguntado 5 anos atrás

Sobre o texto jornalístico sobre impermeabilização dos solos,de acordo com o texto ,o que vem acontecendo nesses últimos 30 anos?

Respostas

respondido por: marlenesf
0

Resposta:

CAPÍTULO 5 – A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

VESTIBULAR 2014

(UPE) Observe o diagrama e analise os itens a seguir:

I. O crescimento das metrópoles brasileiras teve seu círculo concêntrico organizado a partir do centro em direção às periferias, fato que agravou, consideravelmente, até os dias atuais, a mobilidade da população.

II. Em países pobres, as periferias tiveram seus círculos concêntricos organizados territorialmente em grupos comunitários de bairros afastados dos grandes centros e próximos dos polos modais de transporte público.

III. Somente após a década de 1950, o planejamento urbano das grandes metrópoles brasileiras foi organizado, considerando-se os postos de trabalho situados em locais próximos às moradias dos trabalhadores.

IV. Os núcleos metropolitanos possuem seus círculos concêntricos organizados a partir das periferias para os grandes centros urbanos. Essa dinâmica no espaço geográfico brasileiro dificultou a mobilidade diária da população.

Está CORRETO o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) I e III.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

(UNEB) A origem das favelas está relacionada à pobreza e à desigualdade social, contudo, no caso específico do Rio de Janeiro, as favelas surgiram em função da

01) transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, consequência do desenvolvimento da economia cafeeira, o que provocou uma grande inflação e o empobrecimento da população em geral.

02) transmigração da Corte portuguesa para o Brasil, que expulsou a elite brasileira de suas propriedades urbanas, forçando a abrigar a nobreza portuguesa, e que desalojou centenas de cariocas de todos os níveis sociais para acomodar as necessidades físicas do novo governo.

03) Era Mauá, cujo desenvolvimento industrial atraiu a mão de obra de operários oriundos do campo, que, devido às péssimas condições salariais, se concentraram nas áreas mais miseráveis da cidade.

04) reforma urbana no centro do Rio de Janeiro, durante a Primeira República, que, inspirada no modelo urbanístico europeu, derrubou casarões coloniais, moradia da população de baixa renda, que passou a buscar abrigo nos morros cariocas.

05) política repressiva do regime ditatorial militar, nos anos 60 do século passado, que atuou incisivamente contra a população carente e dos bairros proletários, buscando conter as manifestações e os focos de resistência ao governo.

Resposta: 04

(UFRN) “[...] Há algumas décadas, a pobreza no Brasil se concentrava no campo e em pequenas e médias cidades desprovidas de iniciativas empresarias. Atualmente, ela se concentra em grandes cidades, onde se acentuaram os contrastes sociais.”

O texto apresenta uma das faces do processo de urbanização brasileiro. Sobre esse processo, é correto afirmar que

a) promoveu a redução do comércio e dos serviços devido à absorção de mão-de-obra no setor industrial.

b) iniciou a partir de núcleos urbanos localizados nas áreas interioranas do país.

c) acentuou a elevação das taxas de natalidade ao favorecer a concentração de pessoas nas cidades.

d) decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração rural-urbana.

(UEMA) O projeto de lei complementar nº 010/11 da Assembleia Legislativa do Maranhão alterou a lei complementar nº 069, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a região metropolitana na grande São Luís. Metropolização é um processo socioeconômico e ambiental que leva à articulação funcional de dois ou mais municípios vizinhos.

BURNETT, Frederico. São Luiz por um triz: escritos urbanos e regionais. São Luís: Eduema, 2012. (Adaptado)

O recorte do mapa do Maranhão destaca os municípios que compõem a região metropolitana d

Perguntas similares