• Matéria: História
  • Autor: bellbelinha
  • Perguntado 5 anos atrás

quais foram as implicaçoes politicas da revoluçao chinesa de 1949.

Respostas

respondido por: ASOORER2003
87
A revolução chinesa era um conflito interno, armado, entre comunistas e nacionalistas, para combater a monarquia e tomar o poder.

Durante a 2ª guerra mundial os dois grupos se aliaram para combater os japoneses que haviam invadido e tomado a Manchúria, mas se renderam ao poderio japonês.

Com o fim da 2ª guerra e com a rendição e retirada do Japão, os comunistas liderados por Mao Tsé Tung, voltaram a lutar contra os nacionalistas chefiados por Chiang Kai-Shek.

Em outubro de 1949, os comunistas vitoriosos proclamam a República Popular da China no território continental , tendo Mao Tsé Tung como mandatário máximo.

Os nacionalistas derrotados se refugiam em Taiwan, onde Chiang Kai-Shek instala a República Nacionalista da China (Formosa).

491659: vlw pelo texto, retirarei somente as partes mais importantes, mas tá perfeito.
ASOORER2003: De nada
respondido por: EduardoPLopes
32

Politicamente significou o fim do modelo político que existia então e o fim da descentralização promovida pelos "senhores da guerra" chineses. Substituiu-se o modelo da República Chinesa (de orientação liberal) pelo Comunismo Chinês e houve a supressão, um após o outro, dos senhores da guerra e retomada do controle político sobre estes territórios.

Com esta revolução a China começou a viver um período de crescente centralização política e econômica, tanto por meio da adesão a um sistema de Partido Único quanto pela adesão ao modelo de planejamento econômico central. Mao Tsé-Tung e tornou a figura política central na China de então.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4068839

Anexos:
Perguntas similares