Em diferentes análises da sociedade contemporânea há referências à palavra neoliberal como forma de definição das práticas culturais, econômicas, políticas e sociais que extrapolam a concepção liberal do papel do Estado e sua gerência na economia. Da mesma forma, a expressão pós-moderno é empregada para referir-se a formas de compreender os indivíduos e o mundo a partir da superação de uma visão generalista e universalista oriunda do Iluminismo. Para compreender esses conceitos, é necessário voltar à Idade Moderna e às caracteríticas dessa modernidade. Leia o trecho a seguir: Imagne que você é professor do Ensino Médio e precisa trabalhar em sala de aula a concepção de cidadania a partir de valores liberais-iluministas desenvolvidos no século XVIII. Explique como seria sua abordagem.
Respostas
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Para o trabalho com o conceito de cidadania, em um viés liberal, é necessário retomar sua definição como um conjunto de direitos civis, políticos e sociais. No que diz respeito aos direitos civis, a cidadania guarda relações diretas com preceitos iluministas, como a igualdade
dos homens perante a Lei e os principios de universalidade. É possível trabalhar essa relação analisando com os alunos em sala de aula o texto da Constituição da República Federativa do Brasil, principalmente as chamadas cláusulas pétreas, nas quais se localizam diferentes artigos que fazem referência à compreensão de cidadania, direitos civis, políticos e sociais e ao Estado. Além disso, é possível problematizar com os alunos se, nessa concepção de ser humano universal, não existem exclusões e hierarquias, como, por exemplo, ao questionar
se a Lei é realmente igual para todos, ou se isso é um ideal fomentado pelos iluministas que, em sua aplicação, nem sempre é realizado.
No entanto, a cidadania livre é o primeiro e grande passo para quebrar a imagem do sujeito, que tem apenas e único dever.
O conceito de cidadania da liberdade baseia-se no direito formal dos indivíduos à liberdade de adquirir bens, o que contraria o conceito que se refere à aquisição efetiva dos bens necessários à dignidade de todas as pessoas.
A sociedade contemporânea
A cidadania significa as qualidades de ser cidadão e, portanto, sujeito de direitos e obrigações. o conceito de cidadania vai um pouco além, pois ser cidadão também significa participar da vida social e participar ativamente das questões da comunidade.
Assim, um cidadão livre é um cidadão excludente, distinguindo-se entre "cidadão ativo" e "cidadão passivo", "cidadão com propriedade" e "cidadão sem propriedade".
Leia mais sobre cidadania neoliberal em: https://brainly.com.br/tarefa/4545307