A intoxicação inicia-se com a exposição do organismo ao agente tóxico que, após vencer as defesas do organismo, chega ao local de ação na forma ativa. Logo, existem duas maneiras na qual os agentes tóxicos podem atuar sobre o organismo, de forma inespecificamente e especificamente. MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando a atuação dos agentes tóxicos no organismo, analise as afirmativas a seguir. I. São exemplos da atuação na forma inespecificamente: ácidos e bases que podem causar irritação e/ou corrosão no local em que entram em contato. II. Quanto maior for à distribuição da substância química pelo organismo, menos seletiva será a ação do agente tóxico. Em outras palavras, como o agente tóxico não conseguirá se distribuir por muitos locais no organismo, a ação tóxica ficará restrita apenas aos locais atingidos pelo xenobiótico (substância química estranha no organismo). III. Ocasionalmente, um agente pode ser potencialmente tóxico para vários tecidos, mas como ele se distribui em maior concentração para determinados tecidos, esses se tornam os alvos. IV. No modo de atuação especificamente, os agentes tóxicos atuam indiscriminadamente sobre qualquer órgão ou tecido. Por outro lado, na forma de atuação inespecificamente ocorre quando os agentes tóxicos atuam seletivamente sobre determinado órgão ou tecido, ou seja, de acordo com a afinidade do agente tóxico, sem causar danos a outros órgãos ou tecidos. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa 3: I e III, apenas.
Explicação:
I. São exemplos da atuação na forma inespecificamente: ácidos e bases que podem causar irritação e/ou corrosão no local em que entram em contato.
VERDADEIRO, vide p. 89 do livro
“■ Inespecificamente: atuam indiscriminadamente sobre qualquer órgão ou tecido. Ex.: ácidos e bases que podem causar irritação e/ou corrosão no local em que entram em contato.”
II. Quanto maior for à distribuição da substância química pelo organismo, menos seletiva será a ação do agente tóxico. Em outras palavras, como o agente tóxico não conseguirá se distribuir por muitos locais no organismo, a ação tóxica ficará restrita apenas aos locais atingidos pelo xenobiótico (substância química estranha no organismo).
FALSO, vide p. 89 do livro
“Podemos dizer que quanto menor for a distribuição da substancia química pelo organismo, mais seletiva será a ação do agente toxico. Ou seja, como o agente toxico não conseguirá se distribuir por muitos locais no organismo, a ação toxica ficará restrita apenas aos locais atingidos pelo xenobiótico.”
III. Ocasionalmente, um agente pode ser potencialmente tóxico para vários tecidos, mas como ele se distribui em maior concentração para determinados tecidos, esses se tornam os alvos.
VERDADEIRO, vide p. 89 do livro.
“Às vezes, um agente pode ser potencialmente tóxico para vários tecidos, mas como ele se distribui em maior concentração para determinados tecidos, esses se tornam os alvos.”
IV. No modo de atuação especificamente, os agentes tóxicos atuam indiscriminadamente sobre qualquer órgão ou tecido. Por outro lado, na forma de atuação inespecificamente ocorre quando os agentes tóxicos atuam seletivamente sobre determinado órgão ou tecido, ou seja, de acordo com a afinidade do agente tóxico, sem causar danos a outros órgãos ou tecidos.
FALSO, vide p. 89 do livro
“■ Especificamente: quando atuam seletivamente sobre determinado órgão ou tecido, de acordo com a afinidade do agente toxico, sem causar danos a outros órgãos ou tecidos. As estruturas-alvo geralmente são moléculas proteicas que exercem importantes funções no organismo.”
Resposta:
OPÇÃO 3
Explicação:
I e III, apenas.
PAG.89