• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: manoelborracha
  • Perguntado 5 anos atrás

Para o Tecnólogo em Segurança do Trabalho, torna-se de suma importância compreender os conceitos básicos sobre agentes químicos. Pois um agente químico é a substância química, produto químico ou misturas que estão presentes no ambiente e que podem causar algum dano ou prejudicar a saúde quando entram em contato com um indivíduo. Esse agente químico pode entrar em contato com o trabalhador por meio do ar ambiente, da água, pelo contato com equipamentos, pelo uso ou manuseio de instrumentos ou ferramentas ou até mesmo pela ingestão de alimentos contaminados. MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: UniCesumar, 2018. ​Desta forma, considerando os contaminantes atmosféricos que podem estar presentes no ambiente de trabalho, como gases e vapores, associe as duas colunas, relacionando a classificação e a diferença entre gases e vapores com a sua respectiva definição. (1) Gases ( ) São substâncias em fase gasosa, mas que, em condições normais de temperatura e pressão (25 ºC e 760 mmHg), encontram-se líquidas ou sólidas. (2) Vapores ( ) São substância em fase gasosa, que, em condições normais de temperatura e pressão (25 ºC e 760 mmHg), também encontram-se no estado gasoso. (3) Gases ou vapores asfixiantes ( ) Produzem efeito narcótico ou depressivo sobre o sistema nervoso central, fundamentalmente o cérebro. São divididos em anestésicos primários, anestésicos de efeito sobre as vísceras (fígado e rins), anestésicos de ação sobre o sistema formador de sangue e anestésicos de ação sobre o sistema nervoso. (4) Gases ou vapores irritantes ( ) A principal característica é o efeito tóxico que impede, de alguma forma, que o oxigênio atinja os tecidos. Podem ser divididos em simples e químicos. (5) Gases ou vapores anestésicos ( ) Produzem irritação nos tecidos com os quais entram em contato direto, tais como a pele, a conjuntiva ocular e as vias respiratórias. Podem ser divididos ainda como irritantes primários e irritantes secundários. A sequência correta dessa classificação é:

Respostas

respondido por: larissatuany03
3

Resposta:

a sequencia correta é 2,1,5,3,4

Explicação:

respondido por: raphaelrv
4

Resposta:

Alternativa 5: 2, 1, 5, 3, 4.

Explicação:

Vide p. 44 do livro.

(2) São substâncias em fase gasosa, mas que, em condições normais de temperatura e pressão (25 ºC e 760 mmHg), encontram-se líquidas ou sólidas.

(1) São substância em fase gasosa, que, em condições normais de temperatura e pressão (25 ºC e 760 mmHg), também encontram-se no estado gasoso.

(5) Produzem efeito narcótico ou depressivo sobre o sistema nervoso central, fundamentalmente o cérebro. São divididos em anestésicos primários, anestésicos de efeito sobre as vísceras (fígado e rins), anestésicos de ação sobre o sistema formador de sangue e anestésicos de ação sobre o sistema nervoso.

(3) A principal característica é o efeito tóxico que impede, de alguma forma, que o oxigênio atinja os tecidos. Podem ser divididos em simples e químicos.

(4) Produzem irritação nos tecidos com os quais entram em contato direto, tais como a pele, a conjuntiva ocular e as vias respiratórias. Podem ser divididos ainda como irritantes primários e irritantes secundários.

Perguntas similares