Algumas alterações no leucograma são evidenciadas pela diminuição ou aumento do número de leucócitos, podendo ser de um glóbulo branco específico, como por exemplos, aumento dos neutrófilos ou não. Essas alterações, muitas vezes são úteis para diagnosticar processos infecciosos ou até mesmo doenças que acometem o funcionam da medula.
De acordo com as informações da tabela a seguir, faça a associação das possíveis alterações do leucograma exibidas na Coluna A, com suas respectivas características, apresentadas na Coluna B.
Coluna A
Coluna B
I. Leucocitose
1. Contagens de leucócitos acima dos limites de referência (maior que 11000 mm3). Presente na fase aguda de várias doenças como leucemias e processos infecciosos.
II. Leucopenia
2. Presença de maior quantidade de bastonetes e/ou de células mais jovens da série granulócita (metamielócitos, mielócitos, promielócitos, mieloblastos).
III. Desvio a esquerda
3. Contagem de leucócitos abaixo dos limites de referência. Resulta do maior consumo, menor produção ou menor sobrevida dos leucócitos.
IV. Neutrofilia
4. Definida como aumento da contagem absoluta de neutrófilos maior que 7.500/µℓ, podendo ser de origem primárias ou secundárias.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
b.
I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
c.
I - 2; II - 3; III - 1; IV - 4.
d.
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
e.
I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
b. I-1; II-3; III-2; IV-4.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
respondido por:
6
Correta I-1; II-3; III-2; IV-4.
Corrigido pelo AVA.
Espero ter ajudado =)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás