O estudo da Metodologia do Arco de Maguerez para a solução de problemas foi o foco da Unidade 5 da disciplina Metodologia Científica. Nele, vimos que a problematização parte da observação de um assunto da realidade. Depois dessa observação se elabora o problema, ou seja, faz-se a problematização, depois organizam-se os pontos-chave, a teorização, a construção de hipóteses e, por fim, a aplicação. Os pontos-chave são as variáveis identificadas que podem influenciar no problema, ou o assunto em evidência. Por exemplo, o problema pode ser a dificuldade de aprendizagem de uma criança. Um dos pontos-chave, pode ser o fato de a família passar o dia todo fora de casa e não acompanhar a criança na elaboração de suas tarefas. Agora, vamos promover a ligação entre os conhecimentos conceituais e os práticos, tendo como escopo inicial o conteúdo apresentado ao longo dessa disciplina. Para isso, siga os passos listados a seguir: Construa um problema de acordo com sua área de estudo; Elenque dois pontos-chave que podem influenciar nesse problema
Respostas
Podemos apresentar:
O olhar sobre a sociedade a partir do conhecimento teórico e do conhecimento prático.
1- Existem diferentes camadas e classes sociais que colocam o indivíduo em situações de preconceito, segregação, etc. (Olhar prático).
2- A sociedade é dividida a partir da burguesia e do proletariado (Olhar teórico)
Ponto-chave:
Observar a sociedade a partir de um olhar desnaturalizado e buscar por alternativas para combater essas mazelas.
Vale notar que todo conhecimento científico é objetivo quando desenvolvido seguindo o método corretamente, e, imparcial pois é passivo de controvérsias.
Além disso, o trabalho possui veracidade até que seja provado o contrário, e, para que isso seja realizado, o pesquisador deve desenvolver corretamente todas as fases, desde a formulação do problema, a criação das hipóteses e as diferentes formas de pesquisa que ele irá tratar esse objeto.