• Matéria: Filosofia
  • Autor: ester2004petri
  • Perguntado 5 anos atrás

1.Existe ou não valores morais válidos para todos os homens? Escreva alguns valores válidos para todos.
2.Como discernir o que é justo ou injusto? Bom ou mal?
3.Qual a causa do mal? Apontar causas e explicar.
4.Faça um contraponto entre a teoria instintivista e a sócioambientalista. Pode ser com
exemplos explicados.
5. O que é relativismo ético? Quais os argumentos dessa teoria?

Ajudaaa


ester2004petri: Preciso muito de ajuda
OrdepNailliw37: o que foi?

Respostas

respondido por: modasberkana
2

Resposta:

Não existe valor universal, a moral é temporal e cultural

Valores válidos para todos: não matar, amar o próximo,

Explicação:

respondido por: OrdepNailliw37
2

Resposta:

1. Sim! Em uma pespectiva universal, sim. Afinal, independentemente da cultura que você pertence, você tem coinciencia do que é ruim ou bom. Por exemplo, há culturas que matam outras pessoas como o canibalismo, mas a própria pessoa que pratica o ato de canibalismo sabe que se ela for devorada vida por alguém, ela vai preferir levar um tiro e morrer na hora ao invés de ser torturada com a dor. Portanto, existe sim uma distinção de bem ou mal, independentemente se a pessoa é existencialista ou não.

2. Como na questão anterior, basta olhar para a questão umiversal que transcende todas as culturas. Matar é bom? Para alguns, a resposta poderia ser: é necessária em guerra. Mas, vem a pergunta: por mais que fosse preciso matar pra defender alguém, ver corpos no chão ensanguentados é bom? Não! Então, matar não é bom. Assim como roubar também não é bom, visto que você prejudica outra pessoa. E por mais que a questão do darwinismo vista em uma pespectiva ingênua, diga: a sobrevivência do mais apto. Ainda sim, você gosta de ser roubado? Não! Então também é ruim.

Então, o modo de discernir o bem do mal é analisando o que prejudica algo ou alguém. Como: roubar, assassinar, trair, desrespeitar e etc.

3. Essa é uma questão que há duas respostas, uma teológica e uma naturalista. A naturalista se dá ao momento que o indivíduo percebe que algo está o incomodando ou prejudicando algo ou alguém, o simples fato de deixar um bolo cair no chão é algo ruim, pois lá se foi algo que poderia alimentar alguém.

A teológica parte da questão de que, com a desobediência ou rebeldia, há uma consequência. Ou seja, um ato rebelde no princípio da criação desencadeou um castigo, esse castigo deixou marcas na vida.

5. A teoria instintivista diz que o ser humano possui o mal denteo de si, como algo natural. A sócioambientalista diz que o ser humano adquire comportamento mal no meio em que vive. O contraponto é que o ser humano é capaz, seja dentro de si ou resultado do meio, contribuir para o aparecimento do mal.

6. O relativismo ético é uma das posturas éticas mais generalizadas, tanto ao nível acadêmico como no cotidiano de todos nós. Traduz-se basicamente na consideração de que o meu juízo moral não é superior ao dos outros e como tal não o devo impor. Todos os juízos morais são assim equivalentes.

Observação: se relativismo ético fosse 100% certo, poderiamos dizer que o fato de o povo cananeu queimar crianças vivas para sacrifício era apenas cultura e não deveria-se tentar evitar isso?


ester2004petri: obrigada
OrdepNailliw37: de nada
ester2004petri: ^_^
ester2004petri: :-)
OrdepNailliw37: ;)
Perguntas similares