Na concepção de Max Weber, dominação significa “a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis”. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 1999, v. 1, p. 33.
Analisando o fragmento de texto exposto acima e, considerando os três tipos de dominação (racional, tradicional e carismática) elaboradas por Weber, podemos dizer que a alternativa que mais se aproxima da definição da dominação tradicional na ótica de Max Weber é:
Alternativa 1: A obediência se faz, por assim dizer, à liderança portadora de carisma. Geralmente não existe um quadro administrativo nesses casos, pois simplesmente o líder tradicional governa por sua própria vontade de organização ou pelo o que lhe foi revelado, emitindo normas, punições e direitos.
Alternativa 2: A relação de dominação é garantida pelo fato de os dominados crerem nas competências superiores do guia. Tais competências podem estar relacionadas a poderes sobrenaturais, bem como a bravura e inteligência incomparáveis. Assim, a obediência dos súditos é uma submissão ao carisma e ao seu líder.
Alternativa 3: Ocorre quando um grupo de indivíduos adere uma série de normas definidas previamente e com anuência de todos os membros. Tais regras delimitam, por exemplo, qual será o líder. Assim, a dominação tradicional ocorre quando se pauta em um direito documentado de forma racional, no intuito de submetê-lo aos integrantes da associação.
Alternativa 4: Ocorre em situações nas quais a obediência é costumeira, pois esse comportamento se tornaria um hábito enraizado na cultura local. Nesse caso, a dominação tradicional se justifica por encontrar legalidade nos poderes mandonistas adquiridos com o tempo por meio da tradição. Aqueles que exercem o poder (dominação) estão amparados pela tradição.
Alternativa 5: Na dominação tradicional, todos estarão sujeitos à lei, mesmo o soberano. Tal autoridade se caracteriza pela impessoalidade, ou seja, os súditos não obedecem ao líder, mas ao direito. A autoridade, marcada por seu aspecto tradicional, é exercida por meio de um aparato profissional e hierarquizado segregado do poder. Essa administração tradicional é composta por uma burocracia.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 4 (D) - Ocorre em situações nas quais a obediência é costumeira, pois esse comportamento se tornaria um hábito enraizado na cultura local. Nesse caso, a dominação tradicional se justifica por encontrar legalidade nos poderes mandonistas adquiridos com o tempo por meio da tradição. Aqueles que exercem o poder (dominação) estão amparados pela tradição.
Explicação:
Página 86 do livro digital - 1º e 2º parágrafos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás