a expressão das personagens cria um efeito dramático na cena observe o jovem que entrega a Sócrates o veneno que o filósofo foi obrigado a tomar . oque a postura dele expressa
Respostas
.
Sócrates (470-399 a.C.) é considerado um dos maiores pensadores da história. Por volta dos 70 anos, o filósofo ateniense foi condenado à morte sob a acusação de desrespeitar os deuses da cidade e de corromper os jovens com suas ideias. Na verdade, o que incomodava seus acusadores era, sobretudo, a liberdade de pensamento que Sócrates despertava na juventude. No julgamento a que foi submetido, o filósofo não se defendeu, pois, para ele, o ato de defender-se significaria que aceitava as acusações.
O pensamento filosófico de Sócrates foi registrado pelo discípulo Platão, e, por isso, é difícil distinguir o que é de um e o que é do outro. Platão narrou na obra Fédon os últimos momentos de Sócrates, que, na companhia de seus discípulos, cumpriu a sentença de morte que recebeu tomando cicuta.
No século XVIII, o pintor David baseou-se em Fédon para produzir o quadro A morte de Sócrates, mas não seguiu fielmente a narração de Platão. Este aparece na pintura sentado, de costas, ao pé da cama, e é retratado com uma idade avançada, embora não tenha presenciado a morte de seu mestre, pois estava doente, e tivesse, então, aproximadamente 28 anos.