Em sua intervenção profissional, está previsto o atendimento individual aos clientes, o atendimento em grupo e entrevistas com membros das famílias, assim como o encaminhamento ao atendimento médico no posto de saúde e ao acompanhamento psicológico, além do possível encaminhamento a internação hospitalar para desintoxicação. Agora, visualize como seria a intervenção profissional nesse contexto, fazendo um paralelo entre a abordagem profissional a partir da fenomenologia e da teoria dialético crítica marxista.
Respostas
Resposta:
A abordagem profissional a partir da Fenomenologia seria da seguinte forma:
- Primeiramente deve ser feita uma escuta sensível do cliente, sem planejamento prévio, pois atentaria para sua intuição e buscaria compreender o sujeito a fim de conhecer a sua experiência racional e livre no mundo.
- Procuraria entender a sua intencionalidade, subjetividade e consciência, pois na fenomenologia “o conhecimento é produzido por um sujeito intencional como uma efetuação consciente sua, por meio de suas vivências as quais valem para o sujeito, como fenômenos”, não sendo reais, mas ideais.
- Buscaria a transformação do sujeito social por meio dos meios disponibilizados pelo projeto desenvolvido no Município, com foco no processo de ajuda psicossocial.
- A transformação seria realizada por meio de “capacitação para a descoberta de um novo sentido para as coisas e elaboração de um projeto para ruptura e inovação”.
A abordagem profissional a partir da teoria dialético-crítica seria realizada da seguinte maneira:
- Inicialmente deve ser feito o acolhimento individual do sujeito no espaço de atendimento com o objetivo de compreender sua motivação para o tratamento, historicidade e contexto socioeconômico e familiar.
- Buscaria, a partir de sucessivas aproximações, estabelecer o vínculo necessário para compreender as relações sociais estabelecidas entre o sujeito e o meio, identificando situações de desigualdade, exploração e em que medida os seus direitos pudessem ter sido negligenciados ou violados pelo Estado.
- Propor ao sujeito da intervenção as estratégias de enfrentamento à doença, e também às possíveis falhas na garantia de seus direitos sociais, utilizando os serviços disponíveis no Município e ouvindo atentamente suas necessidades, a fim de aprimorar a qualidade do trabalho desenvolvido.
Explicação: