Respostas
Resposta: 13 Brincadeiras Indígenas
Os indígenas são povos extremamente importante na história do Brasil, além disso, foram responsáveis por transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são utilizadas até hoje.
Sabemos que o mundo possui uma diversidade cultural imensa. No Brasil por exemplo, cada povo possui costumes, hábitos e manifestações singulares uma das outras.
Para ilustrar isso, os índios, por exemplo, possuem uma enorme riqueza de detalhes e também devido a simplicidade em sua cultura.
Este, é povo essencial para a formação do nosso país também nos transmitiram hábitos, costumes e até mesmo brincadeiras que são usados até hoje.
Por essa razão, decidimos listar 13 jogos e brincadeiras indígenas para educação infantil, mas que também podem ser aplicadas entre crianças e adultos, para que possam se divertir entre si e conhecer uma nova cultura. Confira:
Arco e Flecha
Essa é comumente conhecida entre as crianças e adultos. Coloca-se o alvo geralmente na parede. O objetivo dessa brincadeira é acertar o alvo em cheio ou em um ponto mais próximo possível.
2Tobdaé
Tobdaé
Trata-se de um jogo com origem das tribos indígenas, como entre os Xavantes, do Mato Grosso. Similar a tradicional brincadeira de queimada, mas essa, se joga em duplas, e, ao invés de uma bola, usam-se petecas.
Com algumas petecas para cada participante (podem ser umas três, ou usar a mesma várias vezes), uma deve atingir a outra, ao mesmo tempo em que tenta desviar dos lances do adversário. Quem for “queimado”, é eliminado da brincadeira.
Adugo ou Jogo da Onça
Sendo conhecido na tribo Bororo na região do Pantanal, Mato Grosso, neste jogo, define-se os participantes como onça ou cães. O objetivo é a onça tentar capturar pelo menos cinco cães para bloquear o jogo, no qual o empate é uma vitória para a onça. A onça-pintada move-se primeiro e alterna as voltas daí em diante, tenta capturar os cães pelo salto curto.
Explicação: