D) A formação da chamada política coronelística é trabalhada por Campos (2003) sob dois aspectos. Quais?
Respostas
Resposta:
a) Goiás, portanto, apresenta, através de suas oligarquias, condições peculiares para o advento do coronelismo em Goiás o caso do Coronel está desvinculado da posse da terra. Os coronéis não são grandes proprietários de terra, eles se destacam não por suas posses mas pela capacidade de articular o mundo com a violência, a brabeza física.
B)o Coronel está desvinculado da posse da terra. Os coronéis não são grandes proprietários de terra, eram aqueles que possuíam grande influencia política
C) O coronelismo se diferenciou-se de pelo fator da prática cotidiana na Capital e nas demais cidades goianas, as famílias de relativa projeção social e econômica buscarem a união conjugal como forma de estreitar seu poder. A tradição de casamentos endogâmicos. Porém , quando isso era inviável, as famílias importantes entrelaçavam-se com outras famílias de renome.
D) Na dominação de uma classe, a oligarquia e na questão econômica A economia do estado era baseada na agricultura como nos estados e na propriedade da terra.
F) O Estado de Goiás foi palco de luta de oligarquias rurais que disputavam a ascensão do poder. Destacaram-se nesse embate especialmente os Bulhões, que obtiveram o domínio do Estado no início da República até 1912, e os Caiados, que assumiram o poder com o declínio dos Bulhões, nele permanecendo até 1930.