Respostas
Sul: Dentre as principais atividades industriais desenvolvidas na região sul, podemos citar: alimentos, roupas, calçados, vinhos e etc.
Sudeste: A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil. Também lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
Resposta:
ECONOMIA
Economia da Região Sudeste
A economia da Região Sudeste do Brasil é movida pelas produções industriais, agrícola, de comércio e serviços.
O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são:
Extrativismo mineral
Indústria de transformação
Serviços industriais e de utilidade pública
Construção civil
Serviços
Agropecuária
Resumo
Aspectos históricos e geográficos favoreceram o posicionamento da Região Sudeste na economia nacional. O Estado de São Paulo começou ser povoado já no início do processo colonial.
O mesmo ocorreu com o Rio de Janeiro, que também foi capital do País.
A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro foi fundamental para o processo de desenvolvimento da cidade e da região.
O processo de exploração econômica de Minas Gerais foi baseado na pecuária e extrativismo mineral. Esse fator foi decisivo para o atual posicionamento do estado no PIB nacional.
A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil. Também lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
A maior produção nacional de leite bovino também fica na região e está concentrada em Minas Gerais.
No Estado de São Paulo está o principal parque industrial brasileiro. Estão presentes no estado montadoras de automóveis, veículos de carga, máquinas agrícolas e aviões.
O setor agrícola é dividido entre o campo e a indústria. São destaques nesse setor a pecuária bovina e a indústria frigorífica exportadora. Também é marcante a produção de laranja que abastece a indústria de suco.
O extrativismo mineral é realizado em Minas Gerais, onde estão localizados o quadrilátero ferrífero e as bacias de petróleo.
O principal campo de exploração de petróleo da região está localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Os estados do Sudeste também estão na área do pré-sal da região do Atlântico Sul.
Compreenda melhor este assunto. Consulte:
Vinda da Família Real para o Brasil
Período Pré-colonial
Brasil Colônia
Região Sudeste
A Região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os quatro estados comportam 42,63% da população brasileira, com cerca de 64,6 milhões de habitantes (IBGE, 2010).
Devido à densidade demográfica (69,55 habitantes por km2), o Sudeste também é a região que mais emprega. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em levantamento publicado em 2014.
Trabalhadores formais por estado no Sudeste:
São Paulo – 41 milhões
Minas Gerais – 10,5 milhões
Rio de Janeiro – 7,4 milhões
Espírito Santo – 1,8 milhão
Setores que mais empregam no Sudeste:
Comércio e serviços
Construção e madeira
Agricultura
Transporte
Administração pública
Educação
Seguridade social e saúde
Metalurgia
Veja também: Região Sudeste
Turismo da Região Sudeste
A economia do Sudeste é afetada diretamente pela exploração do turismo. Esse é um dos setores mais rentáveis e de maior oferta de postos de trabalho na região.
Cada estado oferece uma gama diferente de atrações ao turista. A cidade que mais atrai visitantes é o Rio de Janeiro que, além das belezas naturais, em especial as praias, oferece o Carnaval mais frequentado do País.
São Paulo é conhecida pela oferta de belezas naturais no litoral e pelos serviços hoteleiros altamente especializados. Minas Gerais tem potencial histórico reconhecido internacionalmente. Já o Espírito Santo é alvo de intensa procura pela beleza das praias.
Leia também: História e Origem do Carnaval.
Cultura da Região Sudeste
O evento que mais destaca a tradição cultural do Sudeste é o Carnaval Carioca. Além do desfile nas ruas, a festa ocorre no Sambódromo do Rio de Janeiro, na avenida Marquês de Sapucaí.
O samba é um importante elemento cultural e envolve toda a comunidade, falando do Brasil, e atraindo turistas de todo o mundo. A festa reflete, principalmente, a influência negra na região.
No Rio de Janeiro também acontece a Feira Literária de Parati. O evento integra o circuito mundial de feiras literárias e movimenta a literatura nacional.
No Estado de São Paulo, um dos mais importantes evento culturais é a Festa do Peão de Barretos. Todos os anos, milhares de pessoas são atraídas à cidade para as competições típicas de rodeio e shows sertanejos.
A cultura no Estado de Minas Gerais é manifestada pelas festas, pelos pratos típicos e, principalmente, pela arquitetura histórica. O circuito cultual é revelado nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes e Sabará.