(28972) TEXTO 1: As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem.
(Jornal A REPÚBLICA, Rio Grande do Norte, setembro de 1903.)
TEXTO 2: Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São 8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil.
(FOLHA DE SÃO PAULO, novembro de 1992)
Com base na leitura dos textos, afirma-se que os problemas nordestinos são de origem
( )ambiental: a seca que afeta a região é resultado de um processo de ocupação que desrespeitou o meio ambiente.
( )climática: os índices de chuva são cada vez menores na região, o que torna a situação crítica para a população.
( )política: os governantes não dispõem de conhecimentos técnicos suficientes para solucionar o problema.
( )socioeconômica: a falta de chuvas só agrava as precárias condições de vida de um povo que é vítima da má distribuição de
Respostas
Resposta: CLIMÁTICA : OS ÍNDICES DE CHUVA SÃO CADA VEZ MENORES NA REGIÃO , O QUE TORNA A SITUAÇÃO CRÍTICA PARA A POPULAÇÃO .
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO !!!!
Os problemas retratados no texto são de origem socioeconômica: a falta de chuvas só agrava as precárias condições de vida de um povo que é vítima da má distribuição de renda.
Sabe-se que as condições climáticas em várias regiões do nordeste é de muita seca. Porém, os textos não estão falando somente sobre a falta de chuvas, mas sim do que isso causa ao povo.
O texto 1 retrata a cena dos retirantes, pessoas que saem da sua terra em busca de uma vida mais digna, em melhores condições.
O texto 2 fala que as pessoas em áreas de estado crítico de seca estão sofrendo, sem nenhum auxílio por parte dos governantes.