Respostas
Resposta:
As bactérias conseguem energia suficiente para reduzir o gás carbônico através de seu processo de oxidação, processo químico esse que não envolve a luminosidade (luz) para a produção, como a fotossíntese por exemplo.
Essa produção de substâncias orgânicas realizadas no processo de quimiossíntese, podem ser utilizadas na produção de novos compostos ou em seu metabolismo.
Explicação (somente para a sua compreensão).
A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa. Por não necessitar de energia luminosa, esse tipo de bactéria pode realizar a quimiossíntese em ambientes desprovidos de luz e matéria orgânica, já que a energia utilizada em seu desenvolvimento é obtida através de oxidações inorgânicas.
Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidação de compostos de enxofre.
Podemos notar que diferentemente da fotossíntese, o processo no qual os elétrons e prótons são obtidos através da degradação da molécula de água, na quimiossíntese eles se originam da oxidação das substâncias inorgânicas.