• Matéria: Português
  • Autor: Lothis
  • Perguntado 5 anos atrás

O DEFUNTO VIVO

Um homem dirigia um caminhão que levava um caixão de defunto para ser entregue numa cidade próxima. No caminho, um sujeito pediu carona e o motorista respondeu que ele poderia viajar na parte de trás , junto com o caixão. Foi quando começou a chover, e o caroneiro, não tendo onde se esconder da chuva, resolveu abrigar-se dentro do caixão. Com o balanço da viagem, ele acabou pegando no sono.
Ao longo do caminho o motorista encontrou mais pessoas pedindo carona, e recolheu a todas. Num momento em que a carroceria já estava apinhada de gente, o caminhão deu um solavanco ao passar por um buraco na estrada. A sacudida acordou o dorminhoco, que abriu a tampa do caixão e perguntou:
“Será que já parou de chover?”.
Foi Deus nos acuda. As pessoas se jogaram do caminhão e dizem que até hoje ainda tem gente correndo…

WEITZEL, Antônio Henrique. Folclore literário e linguístico. Juiz de Fora: EDUFJF, 1995.
Dr. Eco e Companhia. São Paulo: Paulus, 1996.

1 – Qual é a principal intencionalidade do causo lido? *

1 ponto

a) informar o leitor a respeito de um fato ocorrido supostamente entre um motorista e um caroneiro.

b) provocar o leitor a refletir sobre os cuidados necessários ao oferecer carona a pessoas estranhas.

c) tratar de forma bem humorada a narração de uma história cujo personagem caroneiro assusta pessoas que desconheciam o fato de que se tratava de uma pessoa viva que dormia em um caixão e acabara de acordar.

d) apresentar comentários a respeito de um fato apresentado no gênero textual causo, especialmente se colocando contra a possibilidade de oferecer carona a pessoas desconhecidas.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
31

O texto "O defunto vivo" possui a função de divertir o leitor ao contar uma história inusitada entre caroneiros e um motorista de caminhão. Alternativa C.

A assertiva A está incorreta porque o texto não se propõe a informar um fato, visto que não há evidências de que se trata de algo verdadeiro e que o mesmo foi escrito como um causo.

A alternativa B está incorreta porque o texto não traz em si a ideia de que o caminhoneiro sofreu alguma intempérie por ter dado carona. Da mesma forma, a assertiva D está incorreta porque apesar de ser um causo, o texto não se coloca contra a ideia de dar caronas, mas sim de contar um evento engraçado que aconteceu entre os caroneiros.

respondido por: lukanatsukeotaku
11

Resposta:aAlternativa correta letra (c)

Explicação:Espero ter ajuda

Bons Estudos

Perguntas similares