Em casos de anormalidades anatômicas ou distúrbios funcionais, devem ocorrer modificações na marcha para que haja a deambulação. Com a ocorrência de patologias, as fases do ciclo da marcha e suas respectivas subfases podem não ocorrer ou ocorrer em um tempo diferente. LOPES, D. A. Cinesiologia e Biomecânica dos Pés. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. 128 p. (adaptado). Sobre as anormalidades mais frequentes da marcha, avalie as afirmações a seguir: I. A marcha atáxica acontece quando os músculos dorsiflexores do tornozelo são fracos ou estão paralisados e o pé se apresenta caído. II. A marcha escarvante é característica de indivíduos com má sensibilidade ou prejuízo na coordenação muscular, resultando num déficit de equilíbrio. III. A marcha equina é aquela em que o suporte do peso corporal acontece, basicamente, acima da região dorsolateral ou lateral do pé, podendo variar conforme a gravidade da deformidade. IV. A marcha do glúteo máximo é um padrão de marcha ocasionado pelo enfraquecimento do músculo glúteo máximo; com isso, o indivíduo projeta o tórax para trás, no momento do contato inicial do calcanhar ao chão. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
III e IV apenas
Explicação:
I. Errada - A marcha atáxica acontece quando os músculos dorsiflexores do tornozelo são fracos ou estão paralisados e o pé se apresenta caído. Essa é a marcha denominada escarvante.
II. Errada - A marcha escarvante é característica de indivíduos com má sensibilidade ou prejuízo na coordenação muscular, resultando num déficit de equilíbrio. Essa marcha é a atáxica.
PG 83 e 84 do livro de cinseiologia
respondido por:
1
Resposta:
III e IV apenas
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás