4) Como se deu a aliança estabelecida entre D. João e sua corte com a elite de São Paulo e do Rio de Janeiro?
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado :D.
A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio da história de Portugal e da história do Brasil em que a família real portuguesa, a sua corte de nobres (ver nobreza portuguesa) e mais servos e demais empregados domésticos (tais como valetes) e inclusive uma biblioteca com mais de 60 000 livros, radicaram-se no Brasil, entre 1808 e 1821. Tendo a leva inicial de 15 000 pessoas. Posteriormente, após 1821, muitos destes voltaram a Portugal.
A capital do Reino de Portugal foi estabelecida na capital do Estado do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, registrando-se o que alguns historiadores denominam de "inversão metropolitana", ou seja, da colônia passou a ser exercida a soberania e o governo do império ultramarino português. Pela primeira e única vez na história uma colônia passava a sediar uma corte europeia.
A aliança entre D. João e a elite de São Paulo e do Rio de Janeiro aconteceu através de investimentos para o desenvolvimento das cidades do centro-sul, dessa forma através desses investimentos, a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em metrópole. E isso foi indispensável para a manter o pacto com as elites do centro-sul.
Ações de Dom João para firmar uma aliança com as elites
Com a vinda da família real para o Brasil, D. João precisou de um apoio populacional. Portanto, para estabelecer um pacto com as elites que mantinham o poder local D. João investiu na modernização.
Sendo assim, abriu os portos brasileiros, quebrando o Pacto colonial- que garantia exclusividade com a metrópole-, e dessa forma o Brasil poderia comercializar com as nações amigas. Além disso, também criou instituições como por exemplo a Casa da Moeda e o Banco do Brasil
Leia mais sobre Ações de Dom João para conseguir aliança com as elites: https://brainly.com.br/tarefa/6655771
#SPJ2