O Apartheid foi um regime político que segregou grande parte da população sul-africana, baseado no princípio
da cor da pele. Esse regime terminou no início da década de 1990, por meio de:
a) Uma guerra civil que irrompeu liderada por Nelson Mandela e que ameaçou a estabilidade política e econômica do país.
b) Estados Unidos e Grã-Bretanha ameaçaram invadir a África do Sul, se o poder não fosse entregue também aos cidadãos
não brancos da África do Sul.
c) Uma grave crise econômica abateu-se sobre a África do Sul, em decorrência de uma prolongada greve geral promovida
pelos trabalhadores negros, que se recusaram a trabalhar nas empresas e minas sul-africanas, até que a cidadania plena lhes
fosse concedida.
d) por um plebiscito só para brancos, 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid. Klerk e
Mandela ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
2) Várias políticas ditatoriais foram implantadas no continente africano. O apartheid foi uma política racial
imposta pela minoria branca da população, únicos com direito a voto, restando à maioria da população, composta
por negros, obedecer rigorosamente as leis separatistas. Em qual país da África foi implantado o apartheid:
a) Angola b) Nigéria c) Camarões d) África do Sul
3) Quais as principais características da política racial (apartheid)?
4) Em que ano se iniciou o apartheid, e quais as reações da população local em relação a essa política
segregacionista racial?
5) De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:
a) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre
direito à propriedade da terra.
b) Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades
políticas do país.
c) Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até
mesmo a sua circulação pelo país.
d) Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras .
Respostas
Resposta:
número 1
letra D
as outras não sei
1 – O Apartheid representa um regime político criado para segregar a população sul-africana, ele era baseado na cor da pele das pessoas, a resposta correta é a letra D) por um plebiscito só para brancos, 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid. Klerk e Mandela ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Apartheid – o que saber?
O Apartheid foi um regime político, ocorre entre os anos de 1948 e 1994, na África do sul, sendo um regime sustentado por um partido de extrema direita, conhecido como partido Nacional, ele era baseado na cor das pessoas, onde pessoas de pele branca tinha vários privilégios comparados ao resto da população.
Saiba mais sobre o Apartheid em: https://brainly.com.br/tarefa/779944
2 – O Apartheid foi implantado na África do sul, pois era um país com vasta quantidade de pessoas com pele branca, alternativa D)
Pessoas de cor na África do sul
O Apartheid foi um grande movimento iniciado em meados nos anos 40, ele tinha como base a distinção de classes sociais a partir da cor de pele das pessoas.
Durante o movimento, os negros, que eram a maioria, sofreram diversos problemas, chegando até serem comercializados como escravos para os brancos, porém é preciso enfatizar que alguns, bem poucos, negros podiam viver de forma igualitária, obviamente, os que viviam assim faziam parte do território político ou era herdeiro.
Saiba mais sobre a África do sul em: https://brainly.com.br/tarefa/41931093
3 – A principal característica da política racial implantada na África do sul era a distinção de classe social conforme a etnia dos cidadãos, ou seja, a separação entre pessoas brancas e negras.
Política racial da África do sul
O Apartheid não deve ser visto apenas como um movimento racista, ele caracterizou-se como um sistema constitucional prepara para a implantação de políticas raciais.
A política racial contida na África do sul considerou o sistema constitucional como fonte para a criação de normas referentes a separação das classes étnicas, estabelecendo até mesmo o que as pessoas negras não poderiam fazer.
Saiba mais sobre políticas raciais em: https://brainly.com.br/tarefa/52126136
4 – O Apartheid teve início em meados de 1948, com a dominância de um partido da extrema direita na África do sul, se posicionando contra pessoas de cor, pois naquela região existiam muitas pessoas brancas.
Apartheid – o que foi?
O movimento de política racial pôde diferenciar os europeus dos africanos, pois, nesses grupos sociais tínhamos a existência de políticas, muitas relacionadas ao processo de retirar os direitos dos negros.
Seria um engano supor que a expansão do domínio existente entre os afrikaners e sua população tratou de ser um processo livre de conflitos, bem pelo contrário, naquele cenário houve várias guerras em busca de poder.
Saiba mais sobre a população branca da África do sul em: https://brainly.com.br/tarefa/38764858
5 – O Apartheid trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país, letra C)
Apartheid – processo de diferenciação dos negros
O movimento de segregação racial foi um grande golpe racista aplicado na África do sul, com ele tivermos atitudes dos negros que atacavam a política dominante da época, porém mesmo com isso tivemos grandes movimentos de violência de resistência.
Um dos protestos mais importantes, onde constatou-se um banho de sangue, foi realizado contas as leis de livre trânsito que teve como resultado 69 mortes e, cerca de, 180 feridos.
Saiba mais sobre segregação racial em: https://brainly.com.br/tarefa/377299
#SPJ3