Respostas
Resposta:
Angra 1: A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
Nos primeiros anos de sua operação, Angra 1 enfrentou problemas com alguns equipamentos que prejudicaram o funcionamento da usina. Essas questões foram sanadas em meados da década de 1990, fazendo com que a unidade passasse a operar com padrões de desempenho compatíveis com a prática internacional. Em 2010, a usina bateu seu recorde de produção, fato que se repetiu novamente em 2011. Esta primeira usina nuclear foi adquirida da empresa americana Westinghouse sob a forma de “turn key”, como um pacote fechado, que não previa transferência de tecnologia por parte dos fornecedores. No entanto, a experiência acumulada pela Eletrobras Eletronuclear em todos esses anos de operação comercial, com indicadores de eficiência que superam o de muitas usinas similares, permite que a empresa tenha, hoje, a capacidade de realizar um programa contínuo de melhoria tecnológica e incorporar os mais recentes avanços da indústria nuclear. Um exemplo disso foi a troca dos geradores de vapor – dois dos principais equipamentos da usina – realizada em 2009. Com a substituição, a vida útil de Angra 1 poderá ser estendida, permitindo que a usina esteja apta a gerar energia para o Brasil por décadas.
Jorge Lacerda: Em 1932, ingressou na Ação Integralista Brasileira (AIB), conviveu com intelectuais da época como: Plínio Salgado (fundador da AIB), San Tiago Dantas, Miguel Reale e Gustavo Barroso. Tornou-se um influente líder integralista no Sul do Brasil.
Nas eleições de 1945, candidatou-se ao cargo de Deputado Federal por Santa Catarina, pelo Partido de Representação Nacional (PRP), obteve boa votação, mas não foi eleito.
Pelo PRP, em aliança com a União Democrática Nacional (UDN), elegeu-se Deputado Federal no pleito de 1950, com 17.991 votos - o mais votado da coligação, e tomou posse à 39ª Legislatura (1951-1955).
Quatro anos mais tarde, foi reeleito para a Câmara dos Deputados, com 20.247 votos, para a 40ª Legislatura (1955-1959). Entre as atividades desenvolvidas no Parlamento, destacou-se por ter apresentado o Projeto de Construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e por sua defesa do Plano Nacional do Carvão, do qual foi Relator.
Em 1955, candidatou-se a Governador de Santa Catarina, pelo PRP, novamente em coligação com a UDN. Eleito com 172.548 votos, tomou posse em 31 de janeiro de 1956, recebendo o cargo de Irineu Bornhausen.
Jorge Lacerda foi o precursor das audiências públicas na administração, viajava pelo Estado para ouvir da própria sociedade as demandas e toda quinta-feira recebia a população no Palácio do Governo sem agendamento prévio.
Resposta:
Uma Usina Termelétrica utiliza em seu método a queima de combustíveis fósseis (carvão, gás) para obtenção de energia elétrica através da energia térmica. Uma Usina Nuclear trabalha com as barras de combustível especiais, onde estão contidos os isótopos fissionáveis, já que a energia é obtida por meio da fissão nuclear.