como você teve certeza de que os dados se referem á pandemia causada pela covid -19?
Respostas
Resposta:
Uma referência nacional na checagem de fatos, assim podemos definir a jornalista Cristina Tardáguila. A mineira natural de Belo Horizonte mudou-se para o Rio de Janeiro com menos de um mês de vida e cresceu no estado que outrora foi chamado de Guanabara. Por isso, carrega um pouco do tradicional sotaque carioca.
Graduada pela UFRJ, tem pós-graduação em jornalismo pela Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid, e MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Fundou a Agência Lupa, uma das principais e referência no Brasil na checagem de fatos. Dirigiu a empresa de novembro 2015 a abril de 2019, quando se licenciou para assumir o cargo de diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN), que funciona dentro Instituto Poynter, na cidade de Saint Petersburg, na Flórida. O instituto é um dos principais lugares do pensamento sobre o jornalismo nos Estados Unidos, um grande observatório da imprensa.
Desde maio do ano passado, a jornalista de 39 anos vive nos Estados Unidos e no início do ano passou a liderar um grupo de 90 checadores de 39 países para desmascarar e destruir notícias falsas ligadas ao novo coronavírus, que até a última quinta-feira, dia 13, havia causado a morte de pelo menos 1,3 mil pessoas.
Explicação passo-a-passo: