• Matéria: Pedagogia
  • Autor: picapaubrasileiro
  • Perguntado 5 anos atrás

(UFAL- 2012) É muito comum a expectativa de desempenho baixo em relação ao aluno proveniente das camadas economicamente menos favorecidas e/ou de grupos étnicos socialmente discriminados (PCN). Analisando as afirmativas,

I. A situação de pobreza manifesta na favelização das áreas urbanas e na precariedade da zona rural, ou na dificuldade de adaptação do filho do migrante, lamentavelmente tem sido um estigma para muitas crianças e adolescentes na escola.

II. Algumas doutrinas pedagógicas concorreram para acentuar atitudes equivocadas por parte de educadores na escola. Teorias que afirmam a carência cultural, ainda que rejeitadas atualmente, deixaram marcas na prática pedagógica justificando o fracasso escolar única e exclusivamente pela ¿falta de condições¿ dos alunos.

III. Esse tipo de estigma ¿contagiou¿ professores e escolas. Por ocasião do processo de ampliação das oportunidades educacionais, sobretudo a partir da década de 70, tornou-se comum certa argumentação que vinculava, indevidamente, a queda da qualidade do ensino ao acesso das camadas populares a uma escola que fora, até então, explicitamente seletiva. verifica-se que


apenas I e II estão corretas.


todas estão corretas.


apenas II e III estão corretas.


todas estão incorretas.


apenas I e III estão corretas.

Respostas

respondido por: elianecz15
5

Resposta:

I e II estão corretas

Explicação:

falta de compromisso com a educação por parte dos nossos governantes.

respondido por: bastosluciana
2

Resposta:

Todas estão corretas

Explicação:

Para além das práticas educativas ou da ação direta de professores, crianças brancas e negras trazem para a escola um amplo repertório de comportamentos e experiências de vida do lugar em que moram e da relação que possuem com sua família. Crianças negras, pobres e periféricas tendem a se ver com um olhar negativo, diante da experiência de vida dos seus colegas de classe brancos e de classes mais privilegiadas. É o sentimento de inferiorização pelo tipo de roupa que vestem, pela merenda e material escolar que carregam e pelo relato de suas vivências cotidianas.

Perguntas similares