Respostas
Resposta
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. Iniciou-se como movimento na Itália, em 1909-1910, com forte tonalidade patriótica em seu manifesto, mas teve influência nas artes de outros países, como França, Rússia e Brasil. Esses artistas viam o futuro representado na velocidade do automóvel, nos avanços industriais, na eletricidade, nas grandes metrópoles, nas engrenagens dos maquinários, enfim, na nova configuração social do início do século, que para eles representava um novo mundo e um novo homem.
Glorificando a tecnologia e entendendo a aceleração dos motores e turbinas como uma libertação do passado, saudavam entusiasmadamente as novas invenções como o horizonte do futuro humano. “É mais belo um ferro elétrico do que uma escultura”, disse Giacomo Balla, um dos fundadores do movimento, assertiva que aponta para a ruptura que representava a proposta futurista.
A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor. Nas palavras de Filippo Marinetti, outro precursor do movimento:
“O esplendor do mundo se enriqueceu com uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia.”
Os pavimentadores de rua, de Umberto Boccioni, exemplo de obra futurista.
Os pavimentadores de rua, de Umberto Boccioni, exemplo de obra futurista.
Contexto histórico
Criado no início de 1909, em Milão, na Itália, o futurismo reverberou uma euforia com as descobertas e invenções da Segunda Revolução Industrial, em curso na Europa desde meados do século XIX, e cujos avanços tecnológicos refinaram-se ao longo das décadas.
A substituição do ferro pelo aço reforçou o potencial produtivo, bem como a substituição do carvão pelo petróleo como principal recurso energético, o que permitiu a criação dos motores a combustão, presentes até hoje nos automóveis, que se popularizavam no início do século XX. Foi também nesse período, em meados de 1908, que aconteceram os primeiros voos públicos em Paris, a bordo do 14-bis. O ambiente era de grandes mudanças, de encurtamento de distâncias, de aceleração da vida cotidiana.
Os principais artistas do futurismo são:
- Luigi Russolo;
- Umberto Boccioni;
- Carlo Carrà;
- Giacomo Balla;
- Gino Severini.
Artistas do futurismo
O futurismo consistiu em um movimento artístico que se destacou pela presença de antitradicionalismo que surgiu na Europa.
Os artistas futuristas se originou no ano de 1909 e caracterizavam-se pela quebra com padrões antigos, além de se preocuparem com o nacionalismo e com a tecnologia.
Curiosidades sobre Luigi Russolo
- Foi um importante pintor e compositor do futurismo nascido na Itália;
- Defendia o uso de ruídos na música;
- Desenvolveu trabalhos em conjunto com Filippo Tommaso Marinetti.
Saiba mais sobre o futurismo em: https://brainly.com.br/tarefa/20558331
Bons estudos!