USP produz plástico 100% biodegradável
Pesquisadores da USP conseguiram fabricar, a partir de descartes agroindustriais, plásticos 100% biodegradáveis usando como fonte de matéria-prima amido obtido de resíduos de babaçu, cúrcuma e urucum. Filmes plásticos foram produzidos nos laboratórios do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).
Além de ser biodegradável, esse plástico não utiliza recursos não renováveis – como é o caso dos plásticos convencionais, produzidos a partir de derivados do petróleo. Além disso, contém compostos antioxidantes, o que pode contribuir para o desenvolvimento de embalagens ativas.
O próximo passo é conseguir produzir um plástico 100% biodegradável competitivo em relação ao plástico comum. A química Bianca Chieregato Maniglia, uma das responsáveis pelo desenvolvimento de filmes plásticos biodegradáveis, acredita que ainda sejam necessários mais pesquisa e testes para que esses plásticos cheguem ao mercado. É necessário, ainda, aprimorar a resistência mecânica e conseguir uma menor capacidade de absorção e retenção de água, segundo ela.
Os plásticos biodegradáveis são uma alternativa aos problemas que os plásticos derivados de petróleo podem gerar. Esses materiais podem ser classificados como naturais ou sintéticos?
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Plásticos biodegradáveis são considerados naturais.
Explicação:
Os polímeros biodegradáveis naturais, também chamados de biopolímeros, são todos aqueles produzidos a partir de recursos naturais e renováveis. Compreendem os polissacarídeos produzidos pelas plantas (amido de milho, mandioca, entre outros), poliésteres produzidos por microrganismos (principalmente por diversos tipos de bactérias), borrachas naturais, entre outros.
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás