Respostas
Resposta:
Jornada de trabalho abusiva e desumana*
-Se uma coisa pode definir bem as diferenças entre o que vemos nos dias de hoje na maior parte das empresas e o que víamos nas primeiras fábricas inglesas, esta coisa será a jornada de trabalho.
Nos tempos da Revolução Industrial, a jornada de trabalho era abusiva e desumana, já que ela variava de 10, 12 ou até mesmo 18 horas de trabalho! O que fazia com que os empregados simplesmente não tivessem uma vida fora do ambiente fabril.
Fora isto, em uma época pré-legislação trabalhista, nas primeiras fábricas as condições de trabalho eram realmente insalubres, especialmente por causa da falta de cuidados para com a segurança, sendo que acidentes eram comuns, com mutilações de pessoas, entre outras coisas.
*As regras das fábricas*
-O mais curioso é que, justamente por não haver uma legislação trabalhista que cuidasse de fiscalizar a vida dos trabalhadores dentro das fábricas, cada uma delas acabava criando suas próprias regras.
E estas regras eram extremamente rígidas, especialmente no que se trata ao comportamento. Portanto, esqueça aquela imagem da conversinha ao lado da máquina de café, ou aquela brincadeirinha com o colega perto impressora.
Naquela época simplesmente, na esmagadora maioria das fábricas, era proibido falar, olhar para o lado, olhar pelas janelas (quando elas existiam), dar risada ou fazer qualquer tipo de brincadeira.
Resposta: A mão de obra barata, a exploração do trabalhador, a luta (as greves) dos trabalhadores para conseguirem uma melhoria nas condições de trabalho etc
Explicação:
A mão de obra era muito barata pois o índice de desemprego era muito alto (quanto maior o índice de desemprego, menor era o salário). Os trabalhadores lutaram por anos para conseguirem melhorar suas condições de trabalho, eles eram explorados tanto pelo tempo que trabalhavam (aproximadamente 12 ou mais horas por dia), tanto pelo salário, que era muito baixo.