O TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH - déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. Com base nesta afirmativa, disserte sobre os malefícios do TDAH na vida do aluno.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem causa genéticas. O transtorno neurobiológico é responsável por algumas características como a impulsividade, a falta de atenção e a inquietude. O TDAH aparece na infância e precisa ser tratada para dar à criança e ao adolescente uma qualidade de vida muito boa quando chegar à fase adulta. No entanto, quando isso não ocorre, alguns desses sinais (característicos) citados acima podem se aprofundar e prejudicar muito a pessoa diagnosticada com o TDAH. Pode levar a um distúrbio de aprendizage tal situação é um passo para que colegas de sala se afastem da criança, levando-a ao estigma de ser alguém ‘diferente’ dos demais. Isso causa ansiedade e depressão no pequeno, pois ele logo perceberá a maneira que o tratam.
Entretanto, é bom ressaltar que quando a criança é medicada e acompanhada por profissionais especialistas; ela pode demonstrar uma vida absolutamente normal, inclusive com os coleguinhas de sala.
Evasão escolar
Os problemas no TDAH, citados na seção anterior, dão continuidade a um comportamento muito ruim na vida acadêmica: a evasão escolar.
Quando o aluno passa pela situação de isolamento pelos colegas e professores; assim como o desenvolvimento de ansiedade e depressão, ele tende a abandonar a escola. Isso acontece principalmente quando o adolescente com TDAH não recebe (e não recebeu na infância) o tratamento ideal. Alguns estudos associam o TDAH como um dos motivos principais da evasão escolar.
Os malefícios do TDAH na vida do aluno são:
- Dificuldade para focar em um conteúdo.
- Perda de atenção.
- Riscos de sofrer um acidente por falta de atenção.
- Dificuldade de criar laços com pessoas.
- Dificuldade para se comunicar de forma adequada.
- Dificuldade para reagir a sentimentos alheios.
- Dificuldade para reagir a qualquer fenômeno.
O TDAH causa diversos distúrbios na vida de uma pessoa, e é uma doença relativamente comum, atingindo 3% a 6% da população mundial, além dessa doenças, outras como a depressão e a ansiedade afetam diversas pessoas também.
Aproximadamente 25% da população mundial sofre com algum transtorno psicológico, é um número alarmante.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23917332