• Matéria: Artes
  • Autor: acristeria
  • Perguntado 9 anos atrás

Sobre as obras artísticas do metro Sumaré – São Paulo.

Quem é o Artista? (Observe sabemos o seu nome, mas quem é ele?).
O que você vê nas obras?
O que te fez pensar assim?


Qual a técnica artística que o artista usou nessa obra?
O que há de diferente nessa técnica?
Para emulsionar uma matriz serigráfica é necessário?

Respostas

respondido por: cfocintya
15
Alex Flemming transformou-se em artista plástica logo após estudar economia, arquitetura e cinema.  Em 1981, com bolsa de Fulbright Foundation, ele viaja para Nova York, onde desenvolve até 1983, projeto de arte no Pratt Institute Manhattan. Nesse período participa duas vezes da Bienal Internacional de São Paulo. Em 1991, transfere-se para Berlim, onde reside e trabalha até o presente, sem perder contato com o Brasil. A obra mais conhecida de Alex Flemming é uma instalação realizada em 1989 na então Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, que posteriormente incorporou o nome de Santuário Nossa Senhora de Fátima, constituída por 44 retratos em alto-contraste, impressos sobre vidro, enfileirados, 22 numa plataforma e 22 na outra, contendo vinte e dois poemas de autores brasileiros, grafados livremente em preto, negativo ou em cores, às vezes borradas, sem alinhamento e sem se preocupar com separação silábica. A utilização de palavras impressas sobre suportes diversos, tais como poltronas, é um dos traços mais característicos do processo criativo do artista.

A técnica utilizada é a de fotografias ensolarizadas e textos impressos com tinta vinílica sobre vidro.  A técnica é diferente pois há a estampa diretamente no vidro, e isso é um tanto quanto complicado. A solução é utilizar telas metálicas de serigrafia e tintas vítreas. As telas se adaptam a superfície dos mais diferentes tipos de vidros, pois quando pressionadas se distendem de forma a permitir a impressão. O perfil da lâmina do rodo de impressão também pode ser recortada de forma a facear a área de impressão.
PARA EMULSIONAR UMA MATRIZ SERIGRÁFICA É NECESSÁRIO:
Misturar 10% de sensibilizante com 90% de emulsão. Usa-se, para esta mistura, um recipiente de vidro ou plástico; Mexer devagar para evitar a formação de bolhas de ar e aguarda-se pelo menos uma hora; Colocar o quadro já com o tecido esticado e grampeado, na posição vertical e com o auxílio de um aplicador de emulsão cuja medida corresponde à largura interna do quadro, aplica-se a emulsão nos dois lados do tecido. A quantidade de emulsão que se coloca no aplicador não deve ser demasiada para não provocar transbordamento; A aplicação é feita puxando-se o aplicador por toda a extensão do quadro, num só movimento, de baixo para cima;  Repete-se esta operação duas vezes em cada lado do tecido;  Põe-se o quadro para secar na posição horizontal. Pode-se acelerar a secagem da emulsão colocando-se um ventilador no ambiente. A tela estará seca quando a aparência da emulsão for completamente fosca.

Perguntas similares