Respostas
Resposta:
Para que você possa entender, primeiro veja o significado da palavra "Fanatismo".
Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos váriados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
Do fanatismo é que é derivada a palavra "Fã", ou seja, todo pessoa que é fã de uma artista, cantor, tem por ele um compulsão excessiva, fazendo coleção de suas fotos, discos e etc.
Como você pode ver o fanatismo não está somente associado a religião, contudo na maioria das vezes ele pode ter cunho religioso.
Deus não gosta de fanáticos, porque o fanatismo pode e leva a idolatria, e esta idolatria pode não só ser de um santo ou um ídolo, mas também a idolatria de uma ideia, de uma doutrina irracional, ou qualquer doutrina que venha a trazer ao indivíduo uma fé cega, e que através dela comete os mais atos irracionais.
Uma das doutrinas irracionais que os levaram ao ceticismo fanático étnico, foi da doutrina hitlerista, onde Hitler, e seu assessor e comandante da SS Gestapo, Heinrich Himmler adotaram a prática da doutrina da raça ariana, onde eles queriam expurgar da face da terra, principalmente os judeus, todo o povo que não fosse descendente desta raça, que diga se de passagem, nunca existiu.
Explicação: