Leia o excerto a seguir:
"As organizações, a partir de uma postura dita socialmente responsável, vêm empreendendo ações sociais que vão desde a tradicional filantropia até parcerias com o terceiro setor, e incluem programas de voluntariado empresarial e de proteção ao meio-ambiente, além da instituição de códigos de ética que visam regulamentar a conduta de seus membros".
SOARES, G. M. de P. Responsabilidade social corporativa: por uma boa causa!? RAE-eletrônica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-15, jul./dez. 2004. p. 3.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Afirmar se uma empresa tem ou não responsabilidade social é simples.
Pois:
II. Responsabilidade social traduz-se somente em um conjunto de práticas positivas.
A seguir, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Aambas as asserções são falsas. Determinar se uma empresa tem ou não responsabilidade social, considerando o seu real sentido e as normas existentes para seu direcionamento, é muito complexo, tanto que a ISO 26000, que traça as diretrizes para a responsabilidade social, não é auditável por essa razão. Na referida norma, há um tópico só para explicar essa questão, justamente porque responsabilidade social é um conceito muito amplo e vai além de um conjunto de práticas positivas; ela envolve a responsabilização da empresa pelos seus impactos, o comportamento ético em suas decisões e relações, bem como o atendimento às partes interessadas e às normas nacionais e internacionais.
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
A alternativa está correta, visto que a asserção I é falsa, porque determinar se uma empresa tem ou não responsabilidade social, de forma propriamente dita, é muito complexo, tanto que a ISO 26000, que traça as diretrizes para a responsabilidade social, não é auditável por essa razão. A asserção II também é falsa, porque responsabilidade social é muito mais do que um conjunto de práticas positivas, ela envolve a responsabilização da empresa pelos seus impactos, o comportamento ético em suas decisões e relações, bem como o atendimento às partes interessadas.