Foi atendido na Clínica Escola de Medicina Veterinária um gato, sem raça definida, 17 anos de idade, macho com histórico de poliúria, polidipsia e emagrecimento progressivo, com evolução de seis meses. Após esse quadro inicial, a perda de peso intensificou-se e o animal apresentou sintomas de vocalização noturna, seguida de sinais gastroentéricos, como diarreia. Durante o exame clínico, constatou-se pelagem untuosa e de aspecto desorganizado, perda de massa muscular em região torácica e lombar, e tireoide palpável com consistência nodular.
Com essas informações, qual doença hormonal pode estar associada aos sinais clínicos relatados?
Escolha uma:
a. Hiperadrenocorticismo.
b. Hipoadrenocorticismo.
c. Alterações hormonais sexuais.
d. Hipotireoidismo.
e. Hipertireoidismo.
Respostas
Resposta:
Hipertireodismo
Explicação:
Resposta:
LETRA E - HIPERTIREOIDISMO
Explicação:
O hipertireoidismo é uma doença multissistêmica resultante da concentração excessiva de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) na circulação sanguínea. Desenvolve-se em gatos de meia idade a idosos sem relação comprovada com raça ou sexo do animal.
Os principais sintomas apresentados são a perda de peso, polifagia, aumento de volume fecal, vômitos, pelame opaco, queda de pelos, alteração da personalidade (agressividade, hiperatividade), diarreia, poliúria e polidipsia. As alterações cardiovasculares comumente observadas são a taquicardia, murmúrio cardíaco, ritmo de galope, hipertrofia ventricular e insuficiência cardíaca congestiva.