qual a transformação do espaço pelo trabalho dos italianos
Respostas
Resposta:
Devido ao fenômeno de crescimento acelerado das cidades, ocasionado pelo avanço do capitalismo e da produção de bens de consumo nos últimos anos, percebe-se, como fatal conseqüência, a transformação do espaço geográfico no município de Bento Gonçalves, uma das Colônias de imigração italiana no Rio Grande do Sul, batizada, em sua origem, de Colônia Dona Isabel, oficializada nos anos de 1870, o qual exerce papel importante no desenvolvimento histórico, econômico e cultural regional, além de ser famosa nacional e internacionalmente por seus frutos, como a uva, o vinho e a produção moveleira.
A cultural italiana está presente nos costumes e tradições do povo de Bento Gonçalves, na gastronomia, na arte, no artesanato, na literatura, na arquitetura, além de ser notório o desenvolvimento ocorrido nas últimas décadas, dando um ar de sofisticação à cidade, proporcionando a abertura de suas portas para receber, como conseqüência, filhos adotivos quem vêm em busca de acolhimento e recomeço.
1. De Colônia à Município
A Imigração Italiana, ocorrida no ano de 1875, fez desta localidade, que abrigava não mais que 6.081 habitantes, onde hoje é Bento Gonçalves, uma Colônia de Italianos chamada de Dona Isabel.
Esta Colônia, cercada pelo Rio das Antas, pela Estrada Geral, que ligava São João de Montenegro à Vacaria, pela Colônia Conde D’Eu (atual município de Garibaldi), e pela Colônia Caxias, exercia algumas atividades comerciais e produtivas nesta época, pois a Colônia precisava produzir seus próprios bens para garantir seu sustento. Algumas atividades, como ferrarias, sapatarias, alfaiatarias, cantinas, cervejarias, moinhos, tecelagens, entre outras, garantiam a qualidade de vida neste árduo começo, pois, segundo alguns historiadores, nada foi fácil aos imigrantes nesta nova terra. Além das atividades consideradas comerciais, a Colônia vivia também da produção agrícola, pois era dela que o sustento básico, ou seja, a alimentação do dia-a-dia era extraída. espero ter ajudado
Explicação: