A Revolução Francesa causou grande impacto ao definir modelos de cidadania na modernidade, influenciando vários atores e estados nacionais. Durante o processo revolucionário, iniciado em 1789 e findado uma década depois, vários grupos se alternaram no poder, sendo que os
(A) girondinos formaram um governo que tinha como base os camponeses.
(B) jacobinos estenderam os direitos políticos e civis às mulheres.
(C) liberais constituíram um governo em oposição ao antigo regime.
(D) partidários de Jean Jacques Rousseau aboliram a propriedade privada.
necessito de respostas, é pra provaaa..
Respostas
É correta a alternativa C, embora neste contexto possamos classificar como "liberais" todos aqueles que adotavam a corrente iluminista no pensamento político e econômico.
A é falsa pois os girondinos eram os representantes da alta burguesia, de modo que a sua atuação política era muitas vezes contrária aos interesses dos camponeses. B é falsa pois os jacobinos, apesar de mais ligados às classes mais baixas, tinham a ideia equivocada de que as mulheres eram, por natureza, inferiores, e não defendiam que elas deveriam ter os mesmos direitos.
D é falsa pois não houve abolição da propriedade privada na França, embora tenha havido uma série de medidas que tentaram estabelecer uma reforma agrária e econômica mais ampla.
LETRA C. A partir do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é que a Revolução Francesa se deu.
A Revolução Francesa surgiu como resposta a um absolutismo e aos privilégios do rei soberano Luís XVI, detentor de todo o poder estatal.
Assim, burgueses e população civil se aliaram para lutar em favor da liberdade e de maior participação política, econômica e social.
Com isso, o motim para o prosseguimento da Revolução Francesa foi o episódio da queda da Bastilha, que a culminou em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).
Na primeira fase, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada e entrou em vigor para assegurar os direitos do povo e da burguesia.
Lutando contra a Revolução, tanto o clero (primeiro estado) quanto a nobreza (terceiro estado) tentaram impedi-la, mas em vão, pois a ideia de luta e mudança já estava na cabeça do povo.
Com isso, as classes mais altas perderam seu prestígio, fim do absolutismo e do feudalismo na França, inspiração para novas manifestações, separação dos poderes estatais.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2655336