Considere duas soluções aquosas de NaNo3 a 20°C, cada qual contendo 100g de H2O, cujo coeficiente de solubilidade seja 88g de NaNo3/100g de H2O.
Respostas
Resposta:
D- Porém confesso que essa questão esta um pouco ambígua, mas vamos analisar um por uma ok?
Explicação:
Temos duas soluções a I que que nao temos precipitado ou corpo de fundo, ou seja, pode ser saturada ou insaturada e a II que temos corpo de fundo o que levamos a entender uma solução Supersaturada. lembre-se que em 100g de H2O a 20 graus só dissolve 88g da substancia.
A- Falsa. Pois para que a solução I seja saturada a 20 graus, precisamos ter exatamente 88g da subtancia nestes 100 g de H20.
B - Falso. Pois caso tenhamos na solução uma quantidade I igual ou superior que 88g da substancia ela pode ser Saturada ou Supersaturada, ou seja, nao tem como ela ser nao-saturada com 88g da substancia a 20 graus. Pois uma vez que ela tem a quantidade exata de solubilidade , ela é considera saturada certo?
C- Falsa. Como ja falamos que caso tenha 88g ela sera Saturada, para ser Super Saturada veria ter mais que 88g da substancia.
D- Verdadeiro. Pois a solução II ela apresenta corpo de fundo, ou seja, Supersaturada, o que nao pode ser considerada satura pois teve uma quantidade adicionada ali maior que 88g da substancia.
E- Falsa. Pois evidenciamos claramente ali uma formação de precipitado no chão do frasco.
Obs: questão chatinha pois parece que todas estão erradas, então tivemos que considera o " não saturada" proposto pela questão como ou insaturada ou supersaturada entendi? qualquer coisa me pergunte. Espero ter ajudado!