• Matéria: Português
  • Autor: marisilva1872
  • Perguntado 5 anos atrás

redação sobre "Cidadania ontem e hoje: mudanças ou permanências?"

redação de pelo menos 3 parágrafos explique o que mudou nos direitos dos cidadãos,da Grécia antiga até os dias atuais,que direitos conquistamos e que ainda precisa ser conquistado..

Se alguém puder me dar uma ajudinha pfvr​

Respostas

respondido por: dc6354827
0

Resposta: História do Direito — Grécia Antiga

O nascimento do Direito

Antes de falar em Grécia Antiga, nota-se que, cerca de 1750 a.c., na Mesopotâmia, existiu o Código de Hamurabi, o primeiro conceito de lei conhecido. Ainda não podemos falar em direito.

No seu epílogo, Hamurabi afirma que elaborou o conjunto de leis “para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos” e “para resolver todas as disputas e sanar quaisquer ofensas”.

Grécia Antiga

Image for post

Maquete representando A Acrópole de Atenas.

Mesmo sem o direito propriamente dito, as cidades-estados de Atenas tiveram forte influência no direito ocidental. As experiências republicanas dessa época deram luz ao que hoje compreendemos como Estado e a população por ele governada.

No que se refere ao constitucionalismo grego, diz-se que: I) a inexistência de constituições escritas; II) a prevalência da supremacia do Parlamento; III) a possibilidade de modificação das proclamações constitucionais por atos legislativos ordinários; e IV) a irresponsabilidade governamental dos detentores do poder.

Historicamente, quando se fala de Grécia e direito, nos referimos ao período arcaico (circa 800 a.c.-500 a.c.) e clássico (circa 500 a.c.-300 a.c.). A pólis — ou cidades-estados — foi fundamental para o nascimento da ideia de direito.

Explicação:

Perguntas similares