Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Características do Samba:
- O samba organiza o pulso constante em grupos de dois, na nomenclatura da teoria então, trata-se de um gênero binário.
- Instrumentação com violões, cavaquinho, e percussão variada – pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô. Ou uma versão pós-1970 com bateria, contrabaixo elétrico, teclado, banjo, repique de mão, tam-tam, rebolo e pandeiro de náilon.
- A priori a instrumentação fonográfica se relacionava com o Regional de Choro, com apenas o pandeiro como percussão.
- Com os avanços do mercado fonográfico, e a tecnologia envolta nesse processo, a instrumentação das gravações passam a condizer com o que se produzia no ambiente cotidiano dos centros urbanos.
- Possui o elemento da marcação normalmente no grave – o surdo, o contrabaixo, o violão de sete cordas ou tam-tam.
- A condução rítmica se dá em frequência aguda – chocalhos, platinelas do pandeiro, repique de mão.
- O gênero possui harmonia normalmente composta por tríades, e tétrades apenas com estrutura dominante – tríade maior com sétima menor.
- Na década de 1980 o samba modernizou-se como pagode, entre harmonias mais sinuosas, repletas de tétrades, e estruturas altas de um acorde – as extensões.
- A estrutura composicional normalmente possui duas partes – uma exposição e uma contraposição.
- O samba-enredo possui estrutura ampla que chega a seis sessões diferentes, talvez herança do samba-exaltação, de Ary Barroso de muitas estruturas com diversos contrastes. E a necessidade de contar uma grande história.
- Possui um grau médio de improvisação, das frases do violão de sete cordas, aos versos criados pelos artistas do gênero – quando cantam a vertente do partido alto.
- O samba possui essas vertentes – pequenas variantes que conotam até mesmo estilo: samba-enredo, samba de breque, partido alto, samba exaltação, e até bossa-nova.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás