Os enunciados que compõem os textos encadeiam-se por meio de elementos linguísticos que contribuem para construir diferentes relações de sentido. No trecho “Em vielas sinuosas, portanto, estaríamos livres de assombrações malditas”, o conector “portanto” estabelece a mesma relação semântica que ocorre em *
25 pontos
a) “talvez as favelas cariocas fosses lugares nobres e seguros”
b) “acreditava-se por lá, assim como em boa parte do Oriente”
c) “elas podem ser também solução para uma série de desafios das cidades hoje”
d) “Contanto que não sejam encaradas com olhar pitoresco ou preconceituoso”
e) “as favelas são, afinal, produto direto do urbanismo moderno”
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
A) ERRADA! Talvez passa a ideia de incerteza e não de conclusão. B) ERRADA! Assim é conjunção de comparação C) ERRADA! Também é conjunção de inclusão D) ERRADA! Contanto é conjunção condicional E) CORRETA! Afinal passa, finalmente, a ideia de conclusão
No trecho “Em vielas sinuosas, portanto, estaríamos livres de assombrações malditas”, o conector “portanto” estabelece a mesma relação semântica que ocorre na oração colocada na letra E) “as favelas são, afinal, produto direto do urbanismo moderno”.
A única oração que apresenta uma oração com uma conjunção conclusiva, da mesma forma que o conector “portanto” estabelece a relação semântica na oração colocada no enunciado, é a letra E.
A palavra "afinal" dá a ideia de conclusão, de consequência, e por isso se apresenta como conjunção conclusiva.
Todas as outras alternativas apresentam orações que possuem conjunções que possuem outros significados, que não são de conclusão. A letra A apresenta conjunção alternativa; a letra B apresenta conjunção comparativa; a letra C apresenta conjunção inclusiva; a letra D apresenta conjunção condicional.
Leia mais sobre conjunções em:
https://brainly.com.br/tarefa/43142116