• Matéria: História
  • Autor: marirfaria
  • Perguntado 5 anos atrás

Ao contrário dos patrícios, a plebe não possuía origem nobre nos antigos clãs que fundaram a cidade de Roma. Consequentemente, também não possuía as grandes faixas de terras cultiváveis que os patrícios possuíam e nem os mesmos privilégios políticos que estes. Explique como os plebeus reagiram à essa desigualdade profunda da sociedade romana, durante a República Romana e quais benefícios conseguiram.


suas palavras

Respostas

respondido por: joserobsonsiqueira23
5

Resposta:

Eles reagiram com revoltas, A primeira dessas revoltas, acontecida em 494 a.C., foi dada em um contexto no qual os plebeus aproveitaram de uma ameaça de invasão estrangeira à cidade de Roma. Esvaziando as tropas militares da cidade, os plebeus se refugiaram no Monte Sagrado exigindo a criação de um cargo político exclusivamente controlado por plebeus. Cinco anos depois, outra revolta exigiu a permissão do casamento entre plebeus e patrícios. Através da Lei da Canuléia, que liberou os casamentos, os plebeus puderam ascender socialmente e ampliar sua participação política. Depois veio a Lei Licínia Sextia promoveu o fim da escravidão por dívida e ainda garantiu a participação dos plebeus nas demais magistraturas e cargos públicos romanos. Na última grande revolta plebéia de 287 a.C., os plebeus garantiram a validade jurídica das leis formuladas pelos Tribunos da Plebe, de forma que tivessem validade para toda extensão dos domínios romanos

Explicação:


marirfaria: muito obrigada
joserobsonsiqueira23: De nada
marirfaria: fiz uma pergunta e é urgente mias ninguém responde não tem como vc responde:
marirfaria: O mapa ao lado mostra a expansão romana durante o período da República. Foram muitas as consequências para Roma essa expansão, seja para a economia, seja para a população. Explique essas mudanças.
Perguntas similares