A opção em que a explicação dada para o sentido da forma verbal destacada está incorreta é: *
No século III a.C. CHEGA o latim à Península Ibérica: presente histórico.
Furacão MATA 20 adultos e 3 crianças na Califórnia (manchete de jornal); presente com valor de pretérito.
Eu ACEITO um cafezinho: presente simultâneo ao ato de fala.
Eu ACEITARIA um cafezinho: futuro do pretérito indicando momento posterior a um tempo passado.
Respostas
Olá, boa tarde !
Bom, vamos analisar todas as frases e ver se cabe à descrição fornecida em cada uma:
I. Nesta afirmação, diz "CHEGA", no presente. Porém, como é informado na própria frase, refere-se à um século passado, não é um passado normal, mas um passado antigo, histórico. Por esse contexto, sabemos que esse verbo refere-se à algo no passado distante. Há muitas maneiras de nos referirmos ao passado, e uma delas inclusive, é usar um verbo no presente, com sentido de passado. Esse é o caso.
Isso se chama: "Presente histórico", o que confirma a veracidade da afirmação I.
II. Essa afirmação se assemelha muito com a anterior, porém há um detalhe. O verbo no presente, usado para se referir ao passado, não é de um futuro distante, é recente. Por esse motivo, não chamamos de presente histórico, mas apenas "presente com valor de pretérito". Não é antigo o suficiente para ser chamado de histórico.
Isso confirma a veracidade da afirmação II.
III. Quando usa-se o verbo "ACEITO", vemos em primeiro lugar que ele está na forma presente, mas se notarmos bem, não tem ligação com nada no passado, ou futuro. É apenas o presente, apenas o agora, o momento da fala. Se eu aceito um café, eu estou aceitando ele agora, nesse instante.
Isso confirma a veracidade da afirmação III.
IV. Neste último caso, o erro não estaria na frase em si, pois usamos ela constantemente no dia a dia, mas na explicação do verbo usado. "Aceitaria", isto é futuro do pretérito, e realmente sua definição é algo indicando o momento posterior a um tempo passado. Porém essa definição não se encaixa na tão comum frase. Novamente, se você aceita um café, você aceita no momento da fala, por isso não seria conveniente usar o futuro do pretérito aqui com o sentido de algo passado (que foi o que a afirmação disse).
Para a afirmação estar correta, deve-se dizer que o futuro do pretérito foi usado para especificar algo simultâneo ao ato de fala.
Isso confirma a falsidade da afirmação IV.
=================================================================
ALTERNATIVA D
=================================================================
Abraços, bons estudos !