• Matéria: História
  • Autor: anajuliafreitag7891
  • Perguntado 5 anos atrás


por favor preciso urgente!!!!

Na segunda metade do século XVII, a mineração começou a entrar em decadência, surgindo os primeiros sinais de esgotamento do ouro. Os inconfidentes haviam decidido que o movimento ocorreria no dia da derrama e pretendiam aprisionar o representante do governo português da região. Segundo o plano, Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, iria ao Rio de Janeiro para a divulgação do movimento porém, três conspiradores, sendo o mais famoso deles Joaquim Silvério dos Reis, denunciaram a revolta a autoridades portuguesas que suspenderam a derrama, expediu ordem de prisão aos conjurados e aprisionou Tiradentes, que estava a caminho do Rio. Este, foi o único dos envolvidos que assumiu responsabilidade no movimento, recebendo como pena o enforcamento e o esquartejamento. O fracasso da Inconfidência Mineira deveu-se principalmente à falta de apoio popular ao movimento, organizado somente entre a elite, e à falta de organização militar.

Conjuração Baiana (1798)

As diferenças sociais eram contrastantes, havendo por um lado ricos comerciantes portugueses e grandes proprietários, com a maioria da população, submetida à opressão tributária e preconceitos raciais e sociais. O descontentamento do povo havia ganhado força com as informações que chegavam, principalmente, sobre a fase popular da Revolução Francesa e sobre a independência do Haiti. A Conjuração Baiana surgiu com as discussões promovidas por esta associação, que por contar com a participação de negros e mulatos, artesãos, pequenos comerciantes, escravos, alfaiates e libertos ficou também conhecida como Revolta dos Alfaiates. Houve a decretação da devassa pelo governador e a prisão e enforcamento dos principais envolvidos.

Revolução Pernambucana (1817)

Em 1808, fugindo dos franceses, a família real portuguesa veio abrigar-se no Brasil e, para manter os luxos que a sua corte tinha em Portugal, foram ainda mais elevados os impostos cobrados sobre a colônia. A população desta, que já se encontrava em uma situação difícil por não ter nenhum produto em ascendência comercial, ficou revoltada com este aumento tributário. A Revolução Pernambucana de 1817 contribuiu decisivamente para a independência brasileira, ocorrida pouco mais tarde, em 1822. 

ATIVIDADE: COM QUAIS IDEIAS DAS REVOLTAS VOCÊ CONCORDA E POR QUÊ?

Respostas

respondido por: leide2232
0

Resposta:

esta pergunta é pessoal

Perguntas similares