Com o uso de um livro didático ou através da internet, observe ao menos 5 mapas. Anote qual foi o tipo de escala utilizada em cada mapa.
A escala gráfica é uma representação usada nos mapas para expressar as medidas. Trata-se de uma linha horizontal, com retângulos brancos e negros, que indica os valores expressos no mapa equivalentes à paisagem real.
Na escala gráfica precisamos observar quais são os valores expressos. Cada centímetro da escala vai corresponder a uma certa distância, expressa em metros ou quilômetros.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Mapas são representações gráficas de uma área real, são de extrema importância para a sociedade e, especialmente, para determinados profissionais, como Geógrafos, Geólogos, Agrônomos, Engenheiros, Biólogos, Cartógrafos, dentre outros.
Um mapa pode possuir níveis distintos de abrangência, de modo que podemos mapear o mundo, continentes ou partes deles, países, regiões, Estados ou mesmo ruas. Todas as vezes que visualizamos um mapa, independentemente do seu tema (mapa político, físico, histórico, econômico), podemos saber a distância real que há entre dois pontos ou o tamanho de uma área. Isso é possível por meio da verificação da escala disposta nos mapas.
Escala é variação de proporção de uma área a ser mapeada, quem a determina é o responsável pela elaboração do mapa.
A escala numérica é a representação das proporções entre a paisagem real e o mapa através de números.
Exemplo: 1:100.000.
Sempre encontraremos três elementos na escala cartográfica numérica:
o número 1dois pontosum número variante cuja medida está sempre em centímetros.
Assim temos:
1:100.000
Se fôssemos escrever com palavras diríamos:
“Um centímetro no mapa significam 1 quilômetro na paisagem real”.
Afinal, 100.000 centímetros é igual a um quilômetro.