O sistema imunológico é constituído por uma intrincada rede de órgãos, células e moléculas, e tem por finalidade manter a homeostase do organismo, combatendo as agressões em geral. A partir dos conhecimentos adquiridos sobre a imunidade inata, analise as alternativas abaixo e selecione as afirmativas que caracterizam a fase protetora inicial:
I. A imunidade inata representa uma resposta lenta, representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células especializadas e moléculas solúveis, presentes em todos os indivíduos, que depende de contato prévio com imunógenos ou agentes agressores para se desenvolver.
II. Moléculas tais como lipopolissacarídeos, resíduos de manose e ácidos lipoteicóicos, comumente encontradas na superfície de microrganismos, constituem Padrões Moleculares Associados a Patógenos (PAMPs) que ativam a resposta imune inata, por interação com diferentes receptores conhecidos como Receptores de Reconhecimento de Padrões (PRR).
III. A fagocitose tem início pela ligação dos receptores de superfície do fagócito ao patógeno, sinalização intracelular e posterior internalização em vesículas denominadas fagossomos. No interior do fagócito, o fagossomo funde-se a lisossomos para digestão e eliminação do patógeno.
IV. O Sistema Complemento é constituído por uma família de mais de 20 proteínas plasmáticas, onde cada componente ativado adquire atividade proteolítica, ativando os elementos seguintes em cascata. Ao longo do processo, ocorre a produção de diversos mediadores que alteram a permeabilidade vascular e contribuem para o desenvolvimento da resposta inflamatória, os fragmentos opsonizantes induzem fagocitose e na etapa final ocorre formação do complexo de ataque à membrana (MAC), que promove a lise osmótica da célula-alvo, favorecendo a eliminação
do agente infeccioso.
V. A primeira defesa do organismo a uma infecção é a resposta inflamatória, um processo biológico com sinais clínicos característicos rubor, calor, edema, dor e prejuízo funcional. Na resposta inflamatória aguda o endotélio torna-se ativado por fatores quimiotáticos, levando a expressão de adesinas de baixa afinidade na superfície endotelial que inexistiam anteriormente, favorecendo a adesão estável dos leucócitos e migração destes para os tecidos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
v
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás